ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

domingo, 29 de maio de 2011

REVOLTADO PROMETE....

     Um grupo se reuniu na Vila São José para definir a relação de merendeiras a serem contratadas na segunda etapa dos contratos. Entre os que estavam na lista constava pelo menos duas pessoas que sairam ás ruas falando mau do governador Agnelo Queiroz. Um dirigente revoltado e esquecido na relação resolveu radicalizar e prometeu soltar panfletos contra a turma que fez a lista.

BRAZLÂNDIA ESTÁ DE LUTO

Moradores pedem mais segurança na pista onde cinco mulheres perderam a vida Comunidade local reclama do alto índice de acidentes registrados na região.

     Um acidente grave na manhã de ontem (28/5), na DF-001, provocou a morte de cinco mulheres que ocupavam o mesmo veículo. Todas moravam em Brazlândia e seguiam para Taguatinga, onde cursavam pedagogia. O acidente chocou moradores da região agrícola localizada entre o viaduto do Pistão Norte e a BR-080, num longo trecho conhecido como “Curva da morte”. Eles reclamam de conviver frequentemente com acidentes na via.

Deigiane de Souza Campos Fleury, 25 anos; Bruna Carla de Oliveira, 22; Cleitiane Fleury, 24, e Márcia Cristiana Costa, 29, morreram na hora da colisão, por volta das 8h. A última vítima, identificada como Magna Alessandra, foi levada em estado gravíssimo ao Hospital de Base pelo helicóptero dos Bombeiros, mas acabou morrendo no centro cirúrgico. Eram alunas do primeiro semestre de pedagogia de uma instituição particular de Taguatinga Sul. Ao Correio, conhecidos das vítimas informaram que Cleitiane deixou uma filha pequena; Deigiane, um casal de crianças, ambos com menos de 5 anos; e Márcia, um bebê com 1 ano recém-completado.

O acidente envolveu outros dois carros. Segundo uma testemunha que não quis se identificar, o automóvel onde estavam as mulheres, um Corsa branco, placa JFW-2458, seguia no sentido Brazlândia quando perdeu o controle da direção, foi para o acostamento e rodou na pista, atingindo a caminhonete Ford Ranger verde, placa JER-3185, que seguia naquela direção.

“Mas não estava sendo feita nenhuma ultrapassagem”, afirmou a testemunha. Ele atingiu a traseira da Ranger e não se feriu. O Corsa acabou caindo no mato ao lado da pista. O motorista da Ranger, o aposentado Antônio Marinho, 64 anos, quebrou uma perna e a clavícula e foi levado ao Hospital de Ceilândia. “Soltou o airbag, e ele só não voou porque estava com cinto, graças a Deus”, disse, aliviada, a filha de Antônio, a advogada Fabíola Lopes, 30, que não estava com o pai na hora do acidente.

Deise Rizzi, coordenadora da faculdade onde estudavam as cinco mulheres que estavam no Corsa, contou que o grupo tinha outra integrante, que normalmente vinha no mesmo carro. Ontem, no entanto, ela decidiu ir de ônibus para ceder o assento a Bruna Carla de Oliveira.



Uma cruz na estrada assinala: trecho tem sido palco de tragédias Uma cruz na estrada assinala: trecho tem sido palco de tragédias

Perigo constante

O local onde ocorreu o acidente, a menos de 3 quilômetros do viaduto do Pistão Norte, é alvo constante de tragédias, segundo moradores da região. A via, de mão simples, possui uma leve angulação na direção que se mantém por vários quilômetros. “As curvas são suaves e as pessoas pensam que há visibilidade. E não há”, reclama, inconformada, Rosa Mônica Mattos, 54 anos, moradora do Núcleo Rural Incra 7. “Toda semana se enterra gente aqui”, afirma.

Embora sem dados estatísticos, o delegado-plantonista da 17ªDelegacia de Polícia de Taguatinga Norte, Vilsemar José da Silva, confirma serem comuns fatalidades na área. “Esse local tem acidentes demais. E geralmente são sérios, com vítimas fatais”, diz. Uma cruz do outro lado da pista, na mesma altura do ponto onde morreram as cinco mulheres, revela que o local já foi palco de pelo menos mais uma tragédia. Há cerca de dois anos, um tio do capitão Japhet, supervisor de área do Corpo de Bombeiros, morreu ali quando perdeu o controle do veículo e colidiu frontalmente com outro. “Eu estava de serviço no dia, mas ainda bem que não tive que atender meu tio, pois estava atuando em outra área”, lembra Japhet. Na sexta-feira, o capitão chefiava a equipe de quatro ambulâncias e três viaturas de resgate no acidente.

Para os moradores da região, somente a duplicação da pista resolveria o problema. “Nós precisamos de uma visita urgente do diretor do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para se reunir com a comunidade”, pede o agricultor Joaquim Jorge Pereira, 54 anos. A mulher dele, Lilian Rosa de Mesquita, 37, diz temer diariamente o momento em que as crianças esperam o ônibus escolar, na beira da estrada. “Com esse tanto de acidente por aqui, a gente fica com medo.”

O DER, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que uma reunião com os moradores dos assentamentos a beira da DF-001, no trecho entre Taguatinga e Brazlândia, está marcada para a próxima quinta-feira, quando deverá ser definido o que pode ser feito na área.

Morte nas vias de Brazlândia
14 de abril de 2011

» Jorge Bezerra da Silva, 55 anos, morreu após colisão com um caminhão na DF-001, na saída do Pistão Norte, sentido Brazlândia, após o acampamento 26 de Setembro.

9 de março de 2011

» Duas pessoas morreram e três ficaram feridas após o veículo em que estavam capotar no Km 15 da BR-080, a aproximadamente 35km de Brazlândia. O acidente ocorreu no trecho que é conhecido como “Curva da morte”.

28 de janeiro de 2010

» Na DF-180, sentido Brazlândia, próximo ao Núcleo Rural Incra 9, dois veículos colidiram de frente, deixando três pessoas mortas e cinco feridas.

2 de maio de 2010

» O motociclista Aldecir Pinto de Mesquita, 37 anos, morreu em um acidente próximo à entrada de Brazlândia. Ele fazia o retorno da DF-001 para pegar a pista da DF-240 quando entrou na contramão e colidiu de frente com uma carreta que transportava cimento.

10 de agosto de 2009

» Jean Rodrigues dos Reis, 18 anos, estava dentro de um Gol que colidiu frontalmente com um Uno na DF-001. O jovem estava no banco de trás do veículo e morreu com a coluna quebrada.
 
fonte: Correioweb

Brasil: Justiça impede Marcha da Maconha

       A Vara de Tóxicos de Salvador impediu nesta sexta (27), que a Marcha da maconha fosse realizada nas ruas da cidade amanhã (28). A Juíza auxiliar Daniela Gonzaga acatou uma ação de um grupo de promotores de justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais do Ministério Público Estadual. Segundo o MP, os promotores se basearam no alto grau de dependência psicológica e na configuração de crime do ato de induzir alguém a fazer uso indevido de drogas para fazer o pedido. Foi autorizado ainda o envio de ofícios para a Polícia Civil, ao Denarc, à Polícia Militar, à Prefeitura de Salvador, à Secretaria Municipal de Transportes Públicos e à Transalvador, para que sejam adotadas medidas legais para a coibição do evento.

fonte:Claudiohumberto

PALOCCI LIGA PARA BÊBADO ACHANDO QUE ERA ITAMAR FRANCO

     O clima caótico na Casa Civil da Presidência da República, em razão das denúncias contra o ministro Antonio Palocci, provocou tensão, e também momentos bizarros. O ministro pediu ligação para o senador Itamar Franco (PMDB-MG), assim que soube, há dias, do diagnóstico de leucemia. Telefonaram à pessoa errada, um bêbado, e Palocci conversou com ele longamente achando que era o ex-presidente.

fonte: claudiohumberto

DF: QUIOSQUEIROS GANHAM PERMISSÕES

       O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou ontem (27), no Museu da República, em Brasília, 316 permissões de uso para proprietários de quiosques do Distrito Federal. Esse era um compromisso de campanha e uma reivindicação antiga dos comerciantes, que passarão a atuar em conformidade com a legislação. De posse do documento, eles poderão pedir as devidas licenças de funcionamento (antigo alvará de funcionamento) nas Administrações Regionais. 

      Outro anúncio importante foi o do início da revitalização no Setor Comercial Sul, com a construção dos novos quiosques, já no modelo padrão, estabelecido pelos órgãos responsáveis. “O objetivo é dar estabilidade e permitir a regularização de pessoas que trabalharam 30, 40 anos na ilegalidade e formalizá-los no mercado de trabalho, quando todos terão obrigações e direitos como empreendedores formais”, afirmou Agnelo Queiroz após entregar a permissão de uso aos quiosqueiros.

fonte: claudiohumberto

Kassab dá PSD-DF a rorizistas e se arrepende

         Gilberto Kasaab entregou o controle do PSD-DF ao ex-governador Rogério Rosso, aliado de Joaquim Roriz, aquele que a Justiça Eleitoral classificou de ficha suja, mas o prefeito paulistano já se arrependeu, segundo confidenciou a deputados aos quais ofereceu o comando do partido em Brasília. Sem votos nem liderança política, Rosso compôs a Comissão Provisória do PDS-DF com pessoas inexpressivas, como seu ex-chefe de gabinete, o motorista e até empregados da família.

Ruim de serviço


Além do vínculo a Joaquim Roriz, Rogério Rosso chefiou um desastroso governo de oito meses no DF. Não deixou saudades.

fonte: blogdoclaudiohumberto

JBr denuncia irregularidades envolvendo a empresa M Brasil, que doou R$ 600 mil para campanhas

Carlos Carone 
Deputado Chico Vigilante um dos beneficiados

Indícios de desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro, participação de testas-de-ferro e farta doação de milhares de reais para campanhas eleitorais. Detalhes que temperam os capítulos de uma história suspeita, envolvendo uma empresa sediada no Rio de Janeiro. Deputados federais e pelo menos um distrital receberam R$ 600 mil da M Brasil Empreendimentos, Marketing e Negócios LTDA, na campanha eleitoral, no ano passado.

Recibos de doações assinados pela empresa figuram na prestação de contas da campanha de todos os políticos investigados. Depois de um intenso levantamento, o Jornal de Brasília publicará uma série de matérias sobre a relação entre a companhia e os deputados, que terão sua identidade revelada a cada edição.

O fato que chamou a atenção sobre as doações refletiu-se na difícil missão de encontrar a sede da empresa, que, de acordo com seu cadastro de pessoa jurídica na Receita Federal, deveria funcionar na Avenida Rio Branco nº 31, no centro do Rio de Janeiro. Nas próximas edições, o leitor poderá acompanhar toda a relação, supostamente promíscua, entre a empresa e o mundo político nacional. Apesar do aparente poder econômico, a empresa, desde 2008 e pelo menos até 17 de maio último, pertenceria a dois homens humildes, que moram em bairros violentos da periferia de Salvador, na Bahia.

fonte: jornaldebrasilia

MUDANÇA NA EDUCAÇÃO

     Não será mais novidades se o governador Agnelo Queiroz resolver mudar os rumos da educação na capital do Brasil. A atual secretária de educação não vem agradando e tudo indica seu comando está com os dias contados. Caso resolva fazer essa mudança a tendência natural do governador será ouvir dessa vez o Senador Cristovam Buarque (PDT).

PROPINA PARA LIBERAR LOTES

CPI aberta este mês pretende descobrir irregularidades no Pró-DF. Promessa de Eliana Pedrosa é analisar documentação, ouvir testemunhas e dar uma resposta à sociedade

   À frente da CPI do Pró-DF, Eliana Pedrosa promete não decepcionar nas investigações que buscam apurar irregularidades na execução do Programa de Promoção do Desenvolvimento Econômico Integrado e Sustentável (Pró-DF).

Os trabalhos foram iniciados com oitivas, no último dia 23, com o ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do DF, Moacir Vieira e o ainda subsecretário da pasta, Laerte Santos. A partir do depoimento de ambos, a comissão, formada pelos deputados distritais Eliana Pedrosa, Olair Francisco e Ailton Gomes, tiveram os primeiros caminhos apontados para o início das investigações. Em entrevista ao Jornal da Comunidade, Eliana Pedrosa, promete celeridade às investigações.

Por que resolveram instaurar a CPI para investigar o Pró-DF?

O ex-secretário Moacir Vieira, logo após assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF, deu declarações à imprensa de que encontrou uma situação na secretaria com várias irregularidades que o deixou chocado. Por conta disso, como cabe ao Legislativo esse papel fiscalizatório, foi aberta uma CPI.

A investigação será feita sobre os períodos de 1999 a 2010. Por que começaram a ouvir o Moacir, que entrou para a secretaria este ano?

Será considerado o período desde o início do Pró-DF, em 1999, até 31 de dezembro de 2010. Começamos pelo Moacir por causa da declaração dele e a CPI o chamou em primeiro lugar, junto com o subsecretário Laerte, para que eles pudessem fazer uma esplanação do que haviam encontrado e a partir daí termos um ponto de partida com as principais irregularidades por eles declaradas.

Quais foram as declarações de Moacir Vieira que deram informações para esse ponto de partida?

Primeiro que as declarações dele na imprensa não bateram com as declarações na CPI. Nesta eles disseram que ainda não tinham nenhuma prova concreta de que houve irregularidades, mas indícios de irregularidades. E foi publicada no dia da reunião da CPI uma relação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apontando 181 processos que estariam suspensos por conta de irregularidades. Então, esses processos seriam os primeiros a serem olhados. Moacir apontou duas empresas e Laerte, quatro, todas ligadas à construção.

Foi a partir desses depoimentos que vocês decidiram quem serão os próximos a serem ouvidos?

Nós mudamos. Iríamos ouvir representantes de duas dessas empresas indicadas, nessa segunda-feira (30), mas na última quinta-feira (27) nos chegou uma denúncia com documentação e isso nos fez mudar a ordem das oitivas, por que com relação a essas indicações iniciais do ex-secretário e do atual sub nós ainda não havíamos recebido documentação até quinta-feira (27). Então, vamos ouvir o representante de uma empresa que está fazendo denúncia de que recebeu pedido de propina para que o seu benefício fosse concedido. A empresa é a Cermatec. Uma supervisora da empresa procurou a presidência da Câmara Legislativa, que nos enviou a documentação. Então, nessa segunda-feira ela será ouvida, junto com duas testemunhas indicadas por ela. Vale lembrar que as oitivas são sempre às segundas-feiras, a partir das 14h e são abertas para quem quiser acompanhar.

O que já foi detectado até agora na CPI do Pró-DF?

Estamos ainda no início, pedimos técnicos para subsidiar o nosso trabalho, que somos apenas parlamentares, e o governo ainda não nos cedeu nenhum. Solicitamos documentação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e começamos a receber na sexta-feira (27) pela manhã. A partir da chegada desses técnicos e dessa documentação é que vamos proceder as análises para que a gente possa desenvolver uma investigação séria e com bastante objetividade.

Então, agora os trabalhos irão ter continuidade?

Sim, porque se não há documentos, não há como investigar. São documentos de todos os anos, todas as empresas beneficiadas, o processo completo para ver se dentro do processo há algum indicativo de que a empresa foi beneficiada sem ter direito. Pedimos documentos não apenas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas também à Terracap e à Secretaria de Fazenda, porque tem benefício econômico, que são os terrenos, e tem benefícios creditícios.

Quais garantias a senhora pode dar de que esta CPI dará respostas à sociedade?

A garantia é de que a CPI foi instalada, tem três membros atuantes até o momento, que sou eu, o Olair Franciso e o Ailton Gomes. Nós pedimos toda a documentação relativa ao caso, pedimos técnicos da Secretaria de Transparência, do Tribunal de Contas do DF, técnicos isentos e preparados para fazer auditorias, mostrando que não estamos querendo direcionar as investigações da CPI.

Quais serão os próximos passos da CPI?

Já procedemos a oitiva das pessoas que fizeram as primeiras declarações de irregularidades na CPI. Agora, já estamos com oitiva, com uma denúncia grave, marcada para segunda-feira (30). Também requisitamos delegados e agentes da Polícia Civil e da Polícia Federal para que possam nos auxiliar nesse trabalho de investigação. Além de encaminhar um documento ao Ministério Público e à OAB para enviarem representantes se quiserem acompanhar os trabalhos da CPI.

Em quanto tempo a comissão terá algo concreto para apresentar?

A gente pede que as pessoas compreendam que demora. A gente entende que quando existe algum indicativo de corrupção, todos querem que os resultados apareçam rapidamente, mas a CPI é uma instância investigatória, tem regras e é preciso esperar as provas para fazer um indiciamento. É importante receber a documentação, ouvir testemunhas. Mas temos certeza de que ao final do trabalho daremos uma resposta à sociedade com relação ao Pró-DF, um programa tão importante para o desenvolvimento do DF, que era para ser usado para trazer empresas e gerar empregos e que parece ter sofrido desvio da sua finalidade.

Fonte: Jornal da Comunidade
ALLINE MARTINS Redação Jornal da Comunidade