ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SORTE NAS MÃOS DOS DISTRITAIS

     O ex-governador José Roberto Arruda deverá ter seu futuro politico decidido muito em breve pela a atual base do governo Agnelo Queiroz na CLDF. Com ás suas contas de 2009 rejeitadas no primeiro momento pelo TCDF, o ex-governador depende da apreciação dos parlamentares para sonhar em voltar ao cenário politico. De acordo entendimentos o ex- governador Arruda precisa que os distritais não acompanhem a decisão dos conselheiros.Se Arruda for vitórioso no parlamento local a tendência natural será uma candidatura a Câmara Federal em 2014.

RÁPIDO NO GATILHO

     O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, vem mostrando que para administrar se faz necessário apresentar soluções rápidas nos eventuais problemas que ocorrerm na cidade. O administrador realiza visitas nas Quadras e quando vê lixo ou entulho atrapalhando ás ruas o mesmo liga de imediato para o responsável da área e pede solução em 10 minutos. Segundo um dos moradores da região a atitude do administrador vem conquistando a comunidade; "Ele parou o carro e só saiu quando ás máquinas resolveram o problema aqui em nossa quadra" - disse Gilberto Salvador do setor norte da cidade.

GOVERNADOR ENTREGA DOIS NOVOS HELICÓPTEROS Á PM


Foto
Aeronaves são equipadas com tecnologia de ponta que registra a presença de suspeitos mesmo na ausência de iluminação

Brasília, 2 de setembro de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou nesta sexta-feira dois novos helicópteros, modelo esquilo, à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Os novos equipamentos, que serão utilizados pelo Batalhão de Aviação Operacional da Polícia (Bavop), estão equipados com aparelhos de última geração e integrarão as ações de policiamento inteligente do Governo do Distrito Federal.

“Esses são equipamentos de ponta, de alta tecnologia, que vão ampliar a eficiência da segurança pública. É mais uma estrutura para aperfeiçoar a nossa segurança”, declarou o governador Agnelo Queiroz.

O investimento de R$ 13 milhões faz parte da nova política de enfrentamento à criminalidade do governo e já estava prevista, como explicou o comandante-geral da Polícia Militar do DF, Paulo Roberto Rosback. “Nós estamos cumprindo o Planejamento Estratégico e fazendo uma prospecção da nossa corporação até 2022, com a aquisição de novas tecnologias e a capacitação de recursos humanos”, destacou.
As novas aquisições foram fabricadas por encomenda e trarão agilidade para os atendimentos de ocorrências, podendo ser utilizadas em buscas na mata, atendimentos em geral e no apoio a ocorrências de trânsito. A PMDF contava com apenas um helicóptero (com 20 anos de uso): agora são três a serviço da população.

Segundo o governador, poucas cidades do mundo possuem aparelhos como os dois helicópteros que foram entregues nesta sexta-feira, cuja utilização será importante para garantir também a segurança durante a agenda de eventos esportivos que se iniciarão a partir de 2013, com a Copa das Confederações, passando pela Copa do Mundo, em 2014; a Copa América, em 2015; as Olimpíadas, de 2016, e a provável vinda das Universíade para a cidade em 2017.

“Os novos helicópteros vão dotar a PM de condições espetaculares na segurança do povo do Distrito Federal e, também, para recebermos grandes eventos esportivos, onde a segurança pública é ponto indispensável”, disse Agnelo Queiroz.

“As nossas corporações são consideradas as melhores do Brasil e este é um impulso importante para nosso desempenho nos grandes eventos que estão por vir”, completou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Além da entrega de viaturas, realizada pelo GDF desde o inicio da atual gestão, também foram efetivados 700 novos policiais preparados e equipados – inclusive com armas não letais – para atuarem nas ruas e nas mais diversas situações de combate à criminalidade.Alta tecnologia – Os helicópteros são equipados com equipamentos e tecnologias de ponta, como rádio e iluminação noturna. Contam com autonomia de três horas de vôo. Além disso, possuem uma nova tecnologia, o sistema Flir, que produz o “imageamento”, que permite localizar pessoas no escuro. A PMDF é a única polícia no Brasil que possui esta tecnologia.

Para o manuseio e operação da aeronave, foi realizada a capacitação de pessoal. A PMDF conta atualmente com 12 pilotos e 16 tripulantes operacionais, além de seis mecânicos.

Esta já é a quarta entrega de novos veículos para a área de Segurança Pública realizada pelo governador Agnelo Queiroz: foram três para a PMDF e uma para o Corpo de Bombeiros, totalizando cerca de 500 viaturas. Nos próximos dias o GDF deverá entregar outros dois helicópteros para o Corpo de Bombeiro.

Participaram ainda da cerimônia de hoje cedo o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício; os secretários chefe da Casa Militar, tenente-coronel Rogério Leão; de Governo, Paulo Tadeu; de Publicidade, Abimael Nunes; Particular do governador, Bolivar Rocha; de Ordem Pública e Social, Agrício Silva; de Defesa Civil, Paulo Matos e de Comunicação Social, Samanta Sallum; além do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Márcio Matos, entre outras autoridades civis e militares.
 
Fonte: Agência Brasilia de Noticias

NOTA: NOMEAÇÕES NO PRIMEIRO ESCALÃO DO GDF

Nota


    O Governo do Distrito Federal (GDF) informa que o professor Denilson Bento da Costa foi nomeado como secretário de Educação do Distrito Federal, com a saída de Regina Vinhaes, que pediu exoneração do cargo no final do dia de ontem.

O governador Agnelo Queiroz agradece a dedicação e o importante trabalho de Regina Vinhaes enquanto permaneceu à frente da área de Educação. Regina foi grande colaboradora nesse início de mandato. São naturais ajustes de composição de governo e fazem parte do processo dinâmico da gestão pública.

Agnelo Queiroz reafirma a sua prerrogativa de escolher seu secretariado, não se baseando por quaisquer pressões políticas. Pelo contrário, sempre diante de especulações e tentativas de pressão, não permitiu que estas interferissem na sua convicção.

O novo secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, ocupava a Secretaria de Administração Pública. Nascido há 42 anos em Brasília, ele é servidor de carreira da Secretaria de Educação. Formado em História, especializou-se em Ciências Políticas e Sociais e militou no Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), onde chegou a ser diretor. Atuou também como secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Quem assume a Secretaria de Administração Pública é Wilmar Lacerda, que até então atuava como chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos do GDF. Baiano de Cotegipe, tem 51 anos e é funcionário de carreira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Wilmar Lacerda é primeiro suplente do senador Cristovam Buarque.
 
fonte: Secretaria de Comunicação Social - GDF

SECRETÁRIO BOLIVAR ROCHA EMPLACA MAIS UM

     O Secretário Bolivar Rocha vem ganhando espaço a cada dia que passa no GDF. Depois de emplacar cargos importantes na administração de Brazlândia. O Secretário conseguiu a promoção de seu aliado de primeira hora Vadson Ramos para o cargo de chefe adjunto do Cerimonial. Antes o policial civil ocupava um cargo de assessoria. Veja como ficou a posição do Lombardi da politica de Brazlândia.

EXONERAR, por estar sendo nomeado para outro cargo, JOSÉ VADSON RAMOS do Cargo de Natureza Especial, Símbolo CNE-07, Assessor Especial, do Cerimonial, da Governadoria do Distrito Federal.

NOMEAR JOSÉ VADSON RAMOS para exercer o Cargo de Natureza Especial, Símbolo CNE-02, de Chefe Adjunto, do Cerimonial, da Governadoria do Distrito Federal.

fonte: Diário Oficial

NOVAS NOTICAS DESSA SEXTA - FEIRA

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PEDE DEMISSÃO. E AGNELO ACEITA!

Ana Maria Campos eLucas Tolentino, Correio Braziliense
     A secretária de Educação, Regina Vinhaes, e o adjunto, Erasto Fortes Mendonça, pediram demissão no início da noite de ontem (1º/9). No encontro com o governador Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti, ela alegou não ter mais condições físicas de permanecer à frente do órgão diante das pressões que vinha sofrendo.

Procurado, Fortes foi lacônico e se absteve de comentar a informação. "Não confirmo nem desconfirmo", disse. Sobre a própria demissão, Erasto também evitou falar. "Não vou me manifestar sobre esse assunto hoje (ontem)". Integrantes do primeiro escalão do Executivo e parlamentares da base aliada, no entanto, confirmaram a saída da professora.

A Secretaria de Educação passará a ser comandada por Denílson Bento da Costa, atual secretário de Administração Pública. Com esse deslocamento, o coordenador de Assuntos Legislativos, Wilmar Lacerda, ocupará o lugar de Costa.

A professora comandou a secretaria por oito meses e meio. Sem qualquer vínculo partidário, ela foi uma escolha pessoal do governador Agnelo, que desagradou aliados e petistas. Com um perfil acadêmico, ela deixou a Universidade de Brasília (UnB) e, ao entrar para o governo, encontrou dificuldades para lidar com as pressões políticas inerentes ao cargo.

Comoção

O encontro com o governador, no Palácio do Buriti, durou cerca de uma hora. Regina argumentou que as pressões estavam afetando a sua saúde, o que comprometeria a execução dos projetos e programas elaborados para o setor. Além da própria exoneração, a professora entregou a Agnelo a carta de demissão de Erasto Fortes.

Depois da audiência com Agnelo, Regina Vinhaes voltou para a Secretaria de Educação e comunicou ao primeiro escalão da equipe, entre subsecretários, assessores e diretores regionais de ensino, que acabara de deixar o cargo.

Confirmada a saída, o clima na Secretaria de Educação foi de comoção. Servidores que assumiram cargos de confiança na pasta tendem a seguir o mesmo caminho de Regina Vinhaes. No início da madrugada, ela e Erasto Fortes ainda estavam reunidos.

A professora Regina Vinhaes, há mais de 20 anos na rede pública, tomou posse em 14 de janeiro último, em cerimônia comandada pelo governador Agnelo Queiroz, na Escola Parque da 308 Sul. Na ocasião, ela enumerou os principais projetos, como a erradicação do analfabetismo, ampliação do ensino integral, a construção de creches em todas as regionais e a democratização das escolas.

AGENDA DO GOVERNADOR AGNELO QUEIROZ - SEXTA -FEIRA (2)

9h –Entrega de 2 Helicópteros da Polícia Militar do Distrito Federal.
Local:Praça do Buriti.

10h– Reunião preparatória PAC do Entorno.
Local: Salão Nobre.

19h– Solenidade de Abertura do IV Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores.
Local: Centro de Eventos Brasil 21.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social - GDF

Orçamento do GDF prioriza a saúde

       O Governo do Distrito Federal terá cerca de R$ 27,5 bilhões para gastar em 2012. Até o próximo dia 15, o GDF vai enviar à Câmara Legislativa a proposta de orçamento, que deverá ser analisada e aprovada até dezembro. O Correio apurou que os valores estimados para 2012 devem aumentar cerca de 7% com relação à proposta orçamentária deste ano. O crescimento é bem inferior ao registrado em 2011, quando a alta foi de 13,5%. Segundo os técnicos do governo, essa diferença é consequência de emendas parlamentares apresentadas na última legislatura. Os deputados acrescentaram cerca de R$ 1 bilhão à previsão de arrecadação, o que não se concretizou.

Dos R$ 27,5 bilhões, a maior parte virá da arrecadação tributária do Distrito Federal. A previsão é que R$ 16 bilhões deverão chegar aos cofres públicos em 2012 com a cobrança de tributos como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que, nos primeiros sete meses deste ano, rendeu R$ 2,8 bilhões ao GDF. O IPVA, o IPTU e o Imposto sobre Serviços (ISS) estão entre as principais fontes do Executivo local.

Além da arrecadação direta, o governo conta com R$ 1,6 bilhão do orçamento das estatais, como a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Para finalizar, virão R$ 9,9 bilhões do Fundo Constitucional do Distrito Federal — dinheiro da União usado para pagar os salários dos servidores da segurança pública e parte dos vencimentos do pessoal da saúde e da educação.

O subsecretário de Orçamento do DF, Caio Abott, conta que os técnicos estão finalizando a análise das propostas apresentadas pelas unidades orçamentárias “O prazo acabou na semana passada e, agora, estamos fazendo a consolidação dos dados. Tudo será enviado à Câmara Legislativa antes do dia 15”, garante Caio. Ele explica que os números ainda estão sendo fechados, mas que o orçamento final ficará em torno de R$ 27,5 bilhões. “Poderá haver alterações de crédito”, explica.

Dos R$ 27,5 bilhões, mais de 90% serão aplicados para o custeio e a manutenção da máquina pública. Os recursos destinados a investimentos são divididos entre todas as áreas, mas, em 2012, a prioridade deverá ser o setor da saúde, um dos maiores alvos de reclamação. A Secretaria de Saúde informou que existe um grupo de trabalho instituído por meio de uma portaria e que está incumbido de estabelecer as prioridades para 2012. Mas a abertura de mais unidades de pronto atendimento e o fortalecimento da atenção básica devem estar entre os investimentos prioritários, por conta do plano de governo.

Uma das grandes contribuições para o orçamento do ano que vem será o Fundo Constitucional do Distrito Federal. O valor do repasse terá reajuste de 13,94%, percentual duas vezes superior à inflação dos últimos 12 meses. Os recursos são do governo federal e o repasse ao DF é determinado pela Constituição Federal. Em 2012, o Distrito Federal receberá R$ 9,9 milhões. Este ano, o repasse totalizou R$ 8,7 bilhões.

Pela lei, esses recursos têm que ser usados para pagar as folhas de pagamento dos servidores das áreas da Saúde, Educação e Segurança. Pelo menos 73% dos funcionários ativos e inativos do GDF têm seus salários custeados parcialmente pelos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Somente depois do dia 15, o governo vai detalhar a distribuição do orçamento. Este ano, por exemplo, R$ 1,2 bilhão ficaram reservados para atender a educação básica, valor que caiu 1,8% em comparação com 2010. O fundo de saúde recebeu R$ 2,1 bilhões e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Geração de Renda ganhou R$ 283 milhões. Informações do Correio Braziliense.

KASSAB COMEMORA REGISTRO DO PSD

     Ao conseguir o nono registro necessário para a oficialização do Partido Social Democrático (PSD), o prefeito paulistano Gilberto Kassab agradeceu o apoio de seus militantes e culpou seus opositores pelas denúncias de fraude na coleta de assinaturas. ‘Ao completarmos essa quantidade mínima de registros estaduais, colocamos por terra a última argumentação dos adversários que tentaram, por todos os meios, inviabilizar o nascimento do PSD. Agora, aguardamos com confiança a palavra final do Tribunal Superior Eleitoral‘, afirmou Kassab.

Ontem, 1º, os tribunais do Rio de Janeiro e do Acre deram aval para a criação da sigla. De acordo com nota distribuída pela assessoria de imprensa do PSD, Kassab agradeceu aos ‘mais de 600 mil eleitores‘ que deram suas assinaturas em apoio à criação do PSD. ‘O PSD nasce da vontade e do esforço desses brasileiros de todas as regiões. Quero agradecer também à Justiça Eleitoral, que garantiu a correção dos procedimentos legais exigidos pelo processo desenvolvido até agora. Certamente ainda obteremos registros do PSD em muitos outros Estados‘, disse o presidente nacional do partido.

Já deram aval à sigla de Kassab os tribunais de Santa Catarina, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraná e Rondônia. O PSD tem um mês para obter o registro do TSE e garantir assim sua participação como sigla nas eleições municipais de 2012. Informações da AE.

TCDF DETERMINA APURAÇÃO NO REPASSE DE VERBAS PARA O PASSE LIVRE ESTUDANTIL

      A Secretaria de Transparência do Governo do Distrito Federal vai instaurar em até 90 dias uma Tomada de Contas Especial para identificar possíveis prejuízos causados pela gestão da empresa Fácil no Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans). A determinação partiu do Tribunal de Contas do DF (TCDF) nesta quinta-feira (1º/8). O foco da apuração é o repasse de verbas para a concessão do benefício de gratuidade do passe estudantil.

Segundo constatação da equipe técnica do Tribunal, falta clareza nos valores destinados ao custeio do passe e do vale transporte em 2010. À época, a empresa terceirizada teria recebido em torno de R$ 32 milhões do GDF, segundo o Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo). Já em 2009, existem representações protocoladas que comprovam a destinação do valor de R$ 10 milhões ao custeio do vale transporte.

Caberá à Fácil prestar com urgência as contas das atividades de 2009 e 2010, com a discriminação mensal dos recursos financeiros destinados para crédito nos cartões de estudantes. A empresa terá de esclarecer o número e o valor das passagens utilizadas, as quantias recarregadas e o saldo remanescente dos cartões (esses, por sua vez, precisarão ser devidamente identificados pelo número).

O TCDF, por meio da assessoria de imprensa, informou que, se as contas forem reprovadas após julgamento feito pela instituição, a Fácil terá de devolver o montante referente ao prejuízo causado nos cofres públicos. A empresa ainda ficará proibida de participar de licitações.A equipe do Correio tentou entrar em contato com representantes da Fácil durante o dia e não conseguiu retorno.

Controle
De acordo com o diretor do DFtrans, Marco Antônio Campanella, o modelo de gestão direta adotado hoje pela instituição permite que o descompasso das informações seja corrigido. À época do contrato com a Fácil, o acesso da autarquia aos dados era feito por meio de um sistema implantado pela própria prestadora de serviço. “Atualmente, temos os dados primários, o que permite um melhor controle da concessão do benefício da gratuidade para estudantes”, contou.

Campanella esclareceu ainda que o pedido de revisão completa no banco de dados dos estudantes beneficiados é uma das demandas do grupo responsável pelo gerenciamento atual do Sistema de Bilhetagem Automática (usado para conceder o passe livre).

Além disso, para combater as fraudes contra o sistema de bilhetagem, o diretor do DFtrans disse que foram tomadas medidas, como o cancelamento de 17 mil cartões com algum tipo de irregularidade. Segundo dados da instituição, cerca de 150 mil estudantes estão cadastrados no sistema de bilhetagem. “Os estudantes com o cartão regular não têm com o que se preocupar. Só os irregulares são suspensos”,enfatizou Campanella. Informações do Correio Braziliense

EDUCAÇÃO COM NOVO SECRETÁRIO

     A secretária de Educação, Regina Vinhaes, deixará o Governo do DF. Ela entregou a carta de demissão na noite desta quinta-feira (01) ao governador Agnelo Queiroz que aceitou. Ela será substituída pelo secretário de Administração, Denilson Bento, ex-diretor do Sinpro.

A mudança atende a uma demanda do PT que sempre cobiçou a pasta. No lugar de Denilson, entra o petista Wilmar Lacerda, atual subsecretário de Assuntos Parlamentares. Agnelo ainda analisa quem vai substituir Lacerda na articulação com a Câmara Legislativa. Provavelmente alguém sem ambições políticas.

Fonte: Blog da Ana Maria Campos