ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

sábado, 5 de junho de 2010

GBU ENTREVISTA - O PRÉ-CANDIDATO Á CÂMARA LEGISLATIVA EDIMAR PIRENEUS

Nome Completo: EDIMAR PIRENEUS CARDOSO


Idade: 60 anos               Naturalidade: CORUMBÁ - GO


Profissão: Sociólogo                            Nº de Filhos: 05


Estado Civil: Viúvo
                                                    
Partido filiado: PARTIDO SOCIAL CRISTÃ – PSC



1ª) O Sr. deseja ser candidato a Câmara Legislativa e conseqüentemente ser eleito. Porque esse desejo pelo o Poder?


EDIMAR PIRENEUS - Na verdade, eu já fui Deputado Distrital em duas legislaturas, com inúmeros projetos e leis de minha autoria para a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade. Inclusive, fui Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
    Não se trata de desejo pelo poder, mas sim, da necessidade de possuir mandato para continuar exercendo a minha vocação e experiência política em favor da população de Brazlândia e de todo o Distrito Federal.


2ª) As drogas vem sendo o principal portal de destruição de nossas famílias e da maioria de muitos jovens . Dê-nos o culpado inicial e mostre como poderíamos amenizar essa “chaga” que maltrata nossa sociedade.
EDIMAR PIRENEUS - Sem dúvidas este é um grave problema social e de saúde pública que afeta a sociedade moderna. Não podemos ser omissos a esta realidade, nem tampouco buscar culpados. O que efetivamente temos que fazer é encontrar alternativas viáveis para combater este câncer social. Inicialmente deveríamos pensar em recuperar os jovens adoecidos que ainda não são marginais, mas poderão ser se não tiverem uma oportunidade de recuperação e reinserção social.
     Não é apenas a repressão ao tráfico que vai mudar a realidade atual, mas um trabalho sério e comprometido como o que realiza o companheiro Deusdete Benevides proprietário da Clínica Recanto, que apesar de ser um empresário que trabalha nesta área mostra uma preocupação social com os menos favorecidos que não podem pagar por um tratamento especializado e de qualidade. Portanto, se eleito, juntamente com o pré candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz, apoiaremos a criação de uma secretaria que viabilizará a realização deste audacioso projeto.


3ª) Mostre para nós qual seria o seu projeto em parceria com o poder executivo nas áreas da: Educação, Saúde, Segurança, Transporte Público, Esporte e Lazer e Emprego.

EDIMAR PIRENEUS - Já possuímos vários projetos, em todas essas áreas, que não tiveram tempo de ser votados e transformados em lei, quando das minhas atuações anteriores na Câmara Legislativa, mas posso citar alguns que, com certeza, irão solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos, como por exemplo:

Educação: Não apenas ampliar a quantidade de professores, através de concurso público, mas também qualificar esses profissionais com reciclagens permanentes e obrigatórias, garantindo melhor qualidade de ensino e condições de trabalho e remuneração.
  Mas um dos principais objetivos nesta área é substituir o ensino médio convencional, por cursos profissionalizantes em áreas de grande demanda de mão de obra, como a informática, assistentes de saúde, secretariado e muitos outros, para todos os alunos do distrito federal, permitindo-lhes mais facilmente o ingresso no mercado de trabalho.

Saúde: Nesta área tão sensível e de vital importância para a sociedade, pretendemos reequipar e ampliar os postos de atendimento, com médicos das principais especialidades, visando desafogar os grandes hospitais e dar mais conforto e agilidade aos usuários das regiões mais afastadas dos centros das cidades do Distrito Federal.

Segurança: A idéia central da área da segurança é promover o policiamento ostensivo, deslocando para as ruas os policiais que atuam nas áreas administrativas. Voltar com as duplas “Cosme e Damião”, em todas as regiões do Distrito Federal e fazer com que a polícia tenha acesso mais direto com as populações, inclusive com telefones celulares nas viaturas, para agilizar os atendimentos.

Transporte Público: Vamos enviar projetos que permitam ao Governo subsidiar as passagens nos trechos considerados deficitários para as empresas, como os de Brazlândia e de Planaltina para Brasília, bem como de outras localidades distantes que sofrem hoje com o alto custo das passagens e baixa oferta de condução.

Esporte e Lazer: Para mim o esporte é um dos grandes fatores para afastar os jovens das drogas e do crime. Vamos implantar centros regionais para o esporte, com profissionais treinados e capacitados, das próprias comunidades, para aumentar a capacidade de atendimento de crianças e jovens, aos esportes mais adequados às estruturas disponíveis, inclusive nos períodos noturnos.

Emprego: Só iremos resolver o problema do emprego, principalmente do primeiro emprego, através da capacitação dos jovens em cursos profissionalizantes nas próprias escolas e com convênios com instituições especializadas, como o SENAC, SENAI e outros, com captação de recursos federais, unindo o empresariado ao Governo, neste setor.


4ª) Cite o nome de 3 pré-candidatos de nossa cidade que o Sr. vê com perfil de representar Brazlândia na Câmara Legislativa apartir de 2011.


EDIMAR PIRENEUS - Acredito que a maioria dos pré-candidatos a Deputado Distrital por Brazlândia possuem boa vontade e disposição, contudo, não me sinto à vontade para citar perfis de potenciais candidatos nem tão pouco dos que eu rejeitaria, já que o quadro oficial dos nomes ainda não está definido.


5ª)Colocando-se no papel de eleitor. Em quem dos pré-candidatos até agora apresentados em nossa cidade o Sr. não votaria de jeito nenhum para Deputado Distrital?


EDIMAR PIRENEUS – Acredito que a maioria dos pré-candidatos a Deputado Distrital por Brazlândia possuem boa vontade e disposição, contudo, não me sinto à vontade para citar perfis de potenciais candidatos, nem tão pouco dos que eu rejeitaria, já que o quadro oficial dos nomes ainda não está definido.( o pré-candidato declarou que a resposta seria a mesma da pergunta anterior).


6ª) O que o Sr. acha da União Civil de pessoas do mesmo Sexo?


EDIMAR PIRENEUS - Esta questão da união civil de pessoas do mesmo sexo é muito complexa e requer um profundo estudo não apenas legal, mas também social. Na condição de católico, pessoalmente, sigo os mandamentos da Bíblia, embora esteja sempre disposto a ouvir e discutir com todas as partes.


7ª) O que o Sr. acha das Lei das Cotas nas Universidades do Brasil?


EDIMAR PIRENEUS - Sou favorável a existência das cotas de acesso às Universidades Públicas do Brasil, pois grandes são as desigualdades sociais que afastam os cidadãos de seus direitos garantidos pela Constituição Federal onde todos são considerados iguais perante a lei, de modo que as cotas seriam uma forma justa de diminuir as diferenças e colocar os cidadãos em patamar de igualdade.


8ª) O que poderiamos fazer para evitar o desvio do Dinheiro Público ?


EDIMAR PIRENEUS - Para coibir a má utilização e o desvio do dinheiro público, sou favorável a dar maior estrutura para os Tribunais de Contas, agilizando as suas fiscalizações junto aos órgãos do Governo, bem como, utilizando os recursos da própria internet, obrigando a publicação imediata de todos os gastos públicos e dando acesso a estas informações a toda a população.


9ª) O que o Sr. acha dos meios de comunicação do GBU ?


EDIMAR PIRENEUS - Sempre fui um grande defensor da imprensa livre e autônoma. No caso dos meios de comunicação do GBU, os quais acompanho com mais frequência e assiduidade, em função de tratarem de vários temas de interesse de Brazlândia, além de todo o DF, afirmo que sinto total isenção editorial, o que contribui para a informação dos nossos cidadãos e para o fortalecimento da democracia. Obrigado por esta oportunidade no blogdogbu.com e contem comigo sempre que precisarem.


10ª) Faça suas considerações finais sem o risco de incorrer em crime de antecipação de campanha eleitoral.


EDIMAR PIRENEUS - Aproveito a oportunidade para pedir aos eleitores de Brazlândia que votem com consciência e coerência. Que procurem valorizar os candidatos da nossa cidade usando como critério de escolha a honestidade, a experiência e o compromisso social.