ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

domingo, 19 de junho de 2011

Polícia Civil apura denúncia contra servidor da Administração de Taguatinga

Lilian Tahan
Ana Maria Campos

         A Divisão Especial de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) da Polícia Civil abriu uma nova frente de investigação para apurar a participação de um servidor ligado ao deputado distrital Benedito Domingos (PP) em suposta cobrança de propina na Administração de Taguatinga. O inquérito foi aberto com base no depoimento de um empresário envolvido nas denúncias de fraude em licitação e formação de quadrilha para a ornamentação do Natal de 2008.

Anderson José da Cunha, dono da AL. Cunha Engenharia Ltda., contou em depoimento que sofreu extorsão de um funcionário da administração, conhecido como “Geraldão”. Segundo a testemunha, quando ele ia a órgão, era abordado por Geraldão, o suposto responsável pelas licitações, que teria se tornado chefe de gabinete de Benedito. Na versão de Anderson, Geraldão afirmava que o empresário deveria colaborar na campanha do distrital com uma contribuição que denominava “beneficência”, dando a entender que seria necessário pagamento de propina.

A testemunha é um dos empresários denunciados no mês passado pela procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Amorim Carvalhido. Ele é acusado de, em nome da AL. Cunha Engenharia e da PIPI Room, participar de um conluio para favorecer as empresas ligadas a familiares de Benedito Domingos. Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, Anderson permitiu que um dos filhos do distrital do PP, Sérgio Domingos, comandasse todo o processo de partilha dos contratos em 22 administrações regionais na ornamentação do Natal de 2008. Propostas em nome de outras participantes das licitações foram encontradas nos arquivos de empresas vinculadas a Sérgio Domingos.

Ex-administrador de Taguatinga, Benedito Domingos diz que o acusador teve interesses contrariados e, por isso, mentiu em depoimento na polícia


Na gestão de Benedito como administrador regional de Taguatinga — entre 2007 e 2008 —, Anderson conseguiu um contrato para recuperar a Praça do Relógio, no centro da cidade. Mas no depoimento ao delegado-chefe da Decap, Flamarion Vidal Araújo, ele disse que foi ameaçado de não receber o pagamento pelo serviço prestado, caso não colaborasse com uma taxa a título de “bonificação política”. Em um trecho do depoimento, Anderson relatou: “Geraldão esclareceu ‘olha, a política está aí, nós precisamos reeleger o deputado, para isso precisamos de um caixa, por isso precisamos de sua contribuição. Se você não pagar, sofrerá as sanções”.

Mandados

Ainda na versão de Anderson, ele não cedeu às pressões e o pagamento só teria sido realizado porque ameaçou denunciar publicamente o achaque. A testemunha relatou o episódio à polícia dois anos depois, no bojo do inquérito conduzido pela Decap. Os policiais realizaram, com autorização judicial, mandados de busca e apreensão em várias empresas, inclusive nas de Anderson, durante as operações Loki I e Loki II, desencadeadas em parceria com as promotorias de Defesa do Patrimônio Público.

O depoimento de Anderson foi considerado tão importante que resultou num desmembramento do inquérito original. E, a partir dele, a Polícia Civil, por meio do MP, vai requerer judicialmente novas diligências. A sequência gerou a Loki III. Outros cinco inquéritos foram abertos para apurar diferentes indícios de irregularidades sob a influência de Benedito: fraudes nos carnavais de 2009 e 2010, no 49º aniversário de Brasília, no Natal de 2007 e em serviços realizados na praça central de Taguatinga.

De acordo com o inquérito, Anderson e o pai, Antonio Luz da Cunha, ouviram de Geraldão que as empresas DLM, Mandala e Gaba “faziam parte de um time de colaboradores” da Administração de Taguatinga. Isso também é objeto de investigação policial. Documentos apreendidos pela Polícia Civil nas operações estão em fase de análise.

A denúncia da chefe do Ministério Público do DF contra Benedito Domingos e três de seus familiares — o filho, Sérgio Domingos, uma nora, Sabrina Lima da Silva, e um neto, Leandro Domingos da Silva — tramita sob a relatoria do desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, integrante do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF. O magistrado deverá marcar a sessão para que seja avaliado o recebimento ou não da ação penal, conforme estabelecem os ritos processuais para quem tem foro especial nas ações criminais em virtude do mandato parlamentar.

VEJA INFOGRÁFICO
correioweb

DE OLHO!

     Existe uma orientação para que os olheiros de plantão da administração de Brazlândia observem quem estará na Audiência Pública contra a implantação do CAJE que acontecerá em uma escola pública da cidade. Na verdade eles buscam saber se terá algum comissionado se manifestando contra a proposta do GDF. O blogdogbu.com e o Jornal do GBU estarão acompanhando de perto tudo que acontecer na audiência. 

REFORMA: INCRA 08 PODERÁ TER GERÊNCIA

     A reforma administrativa no GDF poderá dar um presente para os moradores da região do Incra 08 ( localizado em Brazlândia). A proposta da criação da Gerência do Incra 08 poderá se transformar em realidade. Falta saber quem será o escolhido para tal missão.

AUMENTO PARA COMISSIONADOS

     Um grupo de funcionários comissionados do GDF receberão aumento salarial através de promoção. Segundo o levantamento feito verificou-se a necessidade de valorizar os ocupantes de cargos como; Engenheiros, Arquitetos, Jornalistas e Advogados. De acordo proposta do GDF eles passarão a receber entre R$ 4.500 e 5.000 mil. Deixarão de ser DF'S 12 e 14 e ocuparão Cargos de Natureza Especial - CNE'S. Até que enfim se fez JUSTIÇA!

DIRCEU CONVOCA BLOGUEIROS CONTRA A GRANDE MIDIA

     Ao participar do Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, o ex-ministro José Dirceu convocou os blogueiros a se mobilizarem e somarem forças para o embate contra os grandes veículos de comunicação. De acordo com o ex-ministro – que se considera “o grande alvo da mídia” nos últimos dez anos -, existe uma “disputa política do direito de informar” e uma disputa comercial pela verba publicitária do governo.

“É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar, querem desqualificar os blogs”, afirmou Dirceu a um auditório lotado por cerca de 200 blogueiros. Dirceu defendeu a urgente regulamentação dos meios de comunicação, a concretização do programa nacional de banda larga e a aprovação do projeto de lei 116/10, que institui novas regras para o mercado de tevê por assinatura.

“É uma vergonha que isso (a regulamentação) não seja realidade. Não é de interesse de alguns grupos (de comunicação) que estão sendo contra o progresso, eles querem manter o monopólio da informação”, criticou. Ele ainda desafiou o Congresso a aprovar a nova lei. “Se o Poder Legislativo é soberano e autônomo, ele fará a reforma (dos meios de comunicação)”.

Num tom que lembrava o ex-líder estudantil que lutou contra a ditadura militar, Dirceu prometeu unir-se aos blogueiros no embate contra os grandes meios de comunicação. “Se não travarmos essa batalha, ela não será travada. É hora de dar um grande salto, partir pra mobilização. Estou disposto a travar essa luta junto com vocês”.

Fonte: Para Online (extraído do Blog do Sombra)

É BRAZLÂNDIA TERÁ QUANTOS CARGOS?

      Com a nova estruturação dos cargos no GDF. A administração de Brazlândia ficará no grupo que terá 80 cargos comissionados. Vale lembrar que estão estudando um aumento em virtude da cidade ter uma gigantesca área rural. Mas ainda não é certeza!

DESFILE DE BRAZLÂNDIA

     A comunidade saiu satisfeita com a renovação que o administrador José Luiz Ramos introduziu no Desfile Civico da cidade este ano. Com direito a arquibancada e tudo o público assistiu toda a apresentação na manhã deste domingo (19). O local também foi outro de anos anteriores. A rua do Lago virou palco de uma grande festa civica e o blogdogbu.com esteve presente assim como o grande público e algumas autoridades do GDF. O blogdogbu.com aproveita para parabenizar a Comissão Organizadora do desfile que sem a dedicação desse grupo dificilmente teriamos uma festa tão bonita.

Pedido

   O Secretário Bolivar Rocha receberá um pedido do administrador José Luiz Ramos para exonerar uma pessoa sua  que foi indicada na RA - IV. A principal alegação do administrador para se livrar desse chamado "frete ruim". Será sem dúvida o abuso e o fato dela está sempre dizendo que é amigo da familia de Bolivar e por isso já estaria garantida nos próximos 3 anos. Esperta essa menina!

FAIXAS NA CIDADE

      Os grupo organizados de Brazlândia já estão se movimentando no sentido de evitar a todo custo a implantação do CAJE na cidade. Na manhã deste sábado a cidade acordou tomada de faixas de manifestações contrárias a implantação do depósito de jovens deliquentes.

PRESSÃO

     Circulou nos corredores da Câmara Legislativa do DF, a informação de que haverá, na próxima semana, pressão de interessados no mandato do deputado Benedito Domingos (PP), no intuito de tumultuar o processo, levantando assuntos que o MP sequer incluiu no relatório final.

fonte: blogdodonnysilva

CAJE: O APOIO VEM DE DENTRO

    Pelo menos 70% dos servidores da administração de Brazlândia estão torcendo que o Caje não venha para a cidade. Esse levantamento foi feito pelo o blogdogbu.com na última sexta - feira . Se a pesquisa for feita dentro da cidade e principalmente com moradores do assentamento a tendência é que esse percentual aumente para mais de 90%.

Com a reforma

   A tendência da composição do novo quadro da administração de Brazlândia poderá sofrer algumas alterações e em outras situações até mesmo exonerações de algumas pessoas. Com a liberação da estrutura o administrador José Luiz Ramos deverá nomear mais de 30 pessoas para completar o quadro.