ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

sexta-feira, 22 de julho de 2011

BRAZLÂNDIA: VAI HÁVER DEMISSÃO NA REESTRUTURAÇÃO

       A tesoura do procurador José Luiz Ramos vai funcionar para ele se livrar dos que não mostraram serviços no primeiro semestre na gestão Agnelo Queiroz


O administrador de Brazlândia, José Luiz Ramos, decidiu que vai háver demissões na nova configuração da administração de Brazlândia. De acordo apurou o blogdogbu.com ás mudanças serão minimas e pelo menos três pessoas não serão renomeadas nas próximas publicações do Diário Oficial. Vale lembrar que tem comissionado que espera por promoção salarial em eventuais mudanças de cargo. Fato em muitos dos casos descartados pelo o grupo que vai definir ás mudanças.

       A proposta de trocas vem tendo o apoio do Palácio do Buriti que acredita que essa será a hora dos administradores e dos respectivos padrinhos politicos  fazerem o limpa naqueles que ainda não incorporaram de fato o jeito "Agnelo de governar". Então a tesoura de Zé Luiz está afiada e vamos ver os resultados na próxima semana. Nas páginas do Diário Oficial. É claro!

Justiça absolve aluno que matou professor dentro de universidade em Minas

Cristiane Silva

   A Justiça absolveu o universitário Amilton Loyola Caires, de 24 anos, acusado de matar a facadas o professor Kássio Vinícius Castro Gomes, de 39 anos, dentro do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de BH. O crime ocorreu em 7 de dezembro do ano passado. Pouco antes das 19h, Amilton Loyola acertou o professor no tórax sem dizer nada ou dar chance de defesa.O crime aconteceu na noite de 7 de dezembro de 2010 dentro da faculdade

Uma simples avaliação negativa de um trabalho escolar foi apontada como a razão da agressão. Amilton Loyola fugiu de moto depois do assassinato, mas acabou preso na madrugada do dia seguinte quando chegava em casa de táxi. O estudante ficou detido no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), baseado em laudo psiquiátrico, o juiz presidente do II Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, Glauco Eduardo Soares Fernandes, em substituição ao juiz sumariante, absolveu e determinou a internação, por período mínimo de três anos do acusado. Segundo o TJMG, o laudo de sanidade mental do acusado apontou esquizofrenia, assim, o magistrado entendeu que ele era inimputável, ou seja, não poderia ser responsabilizado pelo crime. O Ministério Público Estadual (MPE) também pediu a absolvição do réu e a internação.

Quatro testemunhas foram ouvidas durante a audiência e o réu foi interrogado em seguida. Em seu depoimento, ele assumiu a autoria do crime e disse ter saído de casa com uma faca para “assustar” o professor. Ele justificou o crime alegando que era perseguido e humilhado pela vítima. O MPE e a defesa entenderam que o estudante deveria ser absolvido, tendo em vista o laudo psiquiátrico que comprova os transtornos mentais do réu, que o tornam inimputável. Assim, ambos pediram que fosse aplicada ao acusado a medida de segurança na forma legal.

O juiz analisou o laudo pericial que informa ser a esquizofrenia “doença que tolhe a capacidade de entender o caráter ilícito de seus atos”. Assim, de acordo com o Fernandes, “a culpabilidade do agente não se encontra presente”. O magistrado argumentou ainda, com base na perícia realizada, que o acusado parecia sofrer de delírios que teriam conexão com os fatos em questão. Glauco Fernandes determinou que, transitada em julgada a decisão, quando não cabem mais recursos, devem ser tomadas as providências para internação de Amilton em um hospital psiquiátrico, além da conversão da prisão preventiva na medida de segurança imposta.

fonte: correioweb

Funcionários soterrados estariam construindo escoras no momento do acidente

Saulo Araújo
   Cinco testemunhas já foram ouvidas pela polícia sobre o desmoronamento na obra do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O engenheiro da obra, Jader Rafael Szervinks, disse que os três funcionários mortos no soterramento estavam construindo escoras, para evitar deslizamentos, quando o acidente aconteceu.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Marcelo de Paula, as testemunhas contaram que regras básicas de segurança não foram observadas. O delegado espera a conclusão do laudo pericial, feito pelo instituto de criminalística, para confrontá-lo com a documentação do histórico da obra e com os depoimentos, para então fechar o inquérito.

A polícia pediu uma intimação para que o mestre de obras, que fugiu após o desastre, seja ouvido até, no máximo, segunda-feira.Após identificados, os responsáveis pelo desmoronamento devem responder por homicídio culposo, com pena de um a três anos de prisão por morte no acidente.

fonte:correioweb

Ladrão atira e mata comparsa durante tentativa de assalto, em Ceilândia

     Um assaltante morreu após ser atingido por um tiro disparado pelo comparsa durante uma tentativa de assalto, em Ceilândia Sul, ocorrida na noite de quinta-feira (21/7). A dupla teria sequestrado um casal de jovens e seguido com eles até a BR-070. O criminoso que estava no banco de trás deu várias coronhadas na mulher e, para tentar defendê-la, a outra vítima teria reagido e lutado com o assaltante. O bandido, então, disparou quatro tiros, acertou três na vítima e um no comparsa, que dirigia o carro. O criminoso baleado morreu na hora, já o homem que levou três tiros foi encaminhado ao hospital e deve passar por cirurgias.

O autor dos disparos abandonou o corpo do colega no local e fugiu. O caso está sendo investigado pela 24ª Delegacia de Polícia, mas, até o momento, não há provas que levem ao criminoso. A mulher já prestou depoimento e a polícia aguarda a recuperação da outra vítima, para que ela também preste depoimento.

fonte:correioweb

Justiça condena Viplan a pagar R$ 90 mil de indenização por acidente fatal

     Parentes de um homem que morreu em um acidente envolvendo um ônibus da Viação Planalto (Viplan) conseguiram, na Justiça, uma indenização de R$ 90 mil. A decisão partiu da 10ª Vara Civil de Brasília e cabe recurso.

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em 6 de maio de 2009, a vítima se acidentou em uma colisão entre dois ônibus, na BR-020, em frente ao condomínio Nova Colina. O processo foi aberto pelos irmãos da vítima, que alegaram irresponsabilidade do motorista. Segundo os familiares, ele não dirigia com cautela e teve culpa no choque entre os coletivos.

Em defesa, a Viação Planalto alegou que não ficou comprovada a presença da vítima no ônibus no momento da batida e que seu funcionário não poderia ser responsabilizado pelo acidente. A Viplan atribuiu ao motorista da outra empresa toda a culpa pela colisão.

Na decisão, o juiz deixou claro que as provas colhidas são suficientes para demonstrar que a vítima estava no ônibus da viação. As provas foram fornecidas pela 13ª Delegacia de Polícia, que investigou o caso.

fonte:correioweb

Zico é internado no Rio de Janeiro

     Ídolo do Fla deu entrada em clínica após sentir dor de cabeça e náusea. Médico diz que não há diagnóstico e hospital avisa que ex-jogador passa bem

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Portal G1 - Depois de sentir fortes dores de cabeça desde a noite de quinta-feira, Zico foi internado nesta sexta por volta de 12h30m. O ídolo do Flamengo está num hospital particular em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e passou por uma bateria de exames. Ele chegou caminhando, aparentemente bem, e repousa em um dos quartos conversando com familiares à espera do diagnóstico. A tendência é que passe a noite internado.

- Zico está com um quadro de cefaleia, febre alta e náuseas desde a noite de ontem. Foi medicado por mim ontem à noite com vitamina e antitérmico, mas não conseguiu dormir direito, e pela manhã o quadro havia piorado. Achamos melhor interná-lo para uma avaliação mais criteriosa. O caso dele está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, mas até o momento não há um diagnóstico - afirmou Pedro Cirillo, médico particular de Zico.

O ídolo rubro-negro, de 58 anos, segundo boletim médico divulgado pelo Rios D'or, encontra-se bem, disposto e aguarda o resultado dos exames. Há suspeita de meningite viral porque um dos netos do Galinho, Antônio, estava com tal doença.

"Tendo em vista o quadro clínico de febre, náuseas, cefaleia intensa e mialgia, Zico encontra-se internado no hospital Rios D'Or para a realização de exames objetivando diagnostico definitivo. No momento encontra-se bem, disposto e aguardando resultado dos exames."

BRAZLÂNDIA: ADMINISTRADOR NÃO "FOGE DA BRIGA" E VAI A FEIRA

Administrador cumprimenta feirantes - foto: Evandro Campos
     Na última quinta-feira (21/07), o administrador regional José Luiz Ramos visitou junto com sua equipe a feirinha da Vila São José. Sabendo das reivindicações dos feirantes, o administrador foi de perto ver a situação dos trabalhadores.
O administrador passou por todas as bancas do local e escutou os trabalhadores, que reivindicaram melhorias como: instalação de banheiros, rede de energia elétrica, pontos de água dentre outras demandas. Após a visita, José Luiz foi convidado para dar uma palavra na rádio do local e fez o compromisso com todos os feirantes de atender as reivindicações em tempo hábil.


Assessoria de Comunicação Social - Ascom

AGNELO ANUNCIARÁ REFORMA NA SEMANA QUE VEM

    O governador Agnelo Queiroz deverá começar a estudar ás reformulações em seu governo no próximo final de semana. Segundo fontes de dentro do palácio do Buriti existe a possibilidade real da troca de três secretários ( falta apenas dois - Pitiman pediu demissão) e pelo menos dois administradores. Nas empresas públicas ás mudanças também ocorrerão de forma mais reduzida.

PITIMAN PEDE DEMISSÃO E NÃO É MAIS SECRETÁRIO DE OBRAS DO DF

       O agora ex-secretário de Obras do DF, Luiz Pitiman, resolveu entregar sua carta de demissão na tarde de ontem (21) e não é mais o Secretário de Obras do Distrito Federal. A fritura politica pela qual passava Pitiman culminaria em sua demissão mais cedo ou mais tarde. Depois que foi divulgado nos bastidores politicos a pré-disposição de Pitiman disputar o GDF em 2018. A artilharia foi pesada e Pitiman foi sendo afastado das decisões do executivo aos poucos. Afilhado politico do vice - governador Tadeu Fillipelli, Luiz Pitiman, retornará a Câmara Federal e desabrigará o deputado Quirino, um outro aliado do governo petista. Procurado pelo o blogdogbu.com o agora Deputado Federal Pitiman falou de forma simples; "Vou continuar meu trabalho por Brasilia".- salientou.

Economia de R$ 2 milhões com fim da Fácil

Sem prejudicar passageiros, retomada da gestão do sistema de transporte coletivo pelo GDF pôs fim à falta de transparência

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

     O Governo do Distrito Federal divulgou nesta quinta-feira o balanço do primeiro mês à frente da gestão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). Função que estava a cargo dos empresários do setor, representados pela empresa Fácil. De acordo com o levantamento, somente nesses primeiros 30 dias, o GDF economizou R$ 1,877 milhão, a partir do cancelamento de 17 mil cartões que eram utilizados de forma irregular.

  • Com a retirada desses cartões do sistema, o governo poderá investir já em agosto R$ 7,7 milhões nos pagamentos de gratuidades de pessoas com necessidades especiais (PNE) e do passe-livre estudantil. A Fácil informara anteriormente que o custo com gratuidades chegaria a R$ 9,6 milhões, 25% a mais do que o valor total a ser investido pelo governo no custeio integral dos benefícios.

    De acordo com o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, entre os beneficiários com cartões duplicados havia 150 casos de rodoviários que também possuíam cartão de estudante e 202 que possuíam cartões de PNE e de estudante. Já o número de alunos matriculados em duas escolas e que tinham dois cartões chegou a 16.703.

    “Em todos os casos, nós bloqueamos o cartão menos utilizado”, afirmou Vazquez. “Apesar disso, ficamos surpresos com o fato de que o sistema de bilhetagem eletrônica seja usado por apenas 47% da população. Isso não é bom, porque prejudica a agilidade no fluxo entre os veículos, além de ser arriscado carregar valores dentro dos ônibus”, completou.

    O GDF cancelou ainda os cartões de 26 PNEs que usava o benefício de forma indevida. Alguns apresentavam um mesmo cartão em até 53 viagens em um único dia, com verificação de passagens em cinco linhas distintas em menos de cinco minutos. A economia, neste caso, é de R$ 103.350,00. Em parceria com a Secretaria de Justiça do DF, a autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) promoverá ainda este ano o recadastramento de todos os passageiros com necessidades especiais, com direito ao benefício da gratuidade, como prevê a legislação.

    Linhas rurais – Durante esse primeiro mês, o GDF contabilizou mais de 31 milhão de viagens, arrecadando R$ 67,636 milhões. A retomada da gestão, em 15 de junho, permitiu ainda a bilhetagem automática, com a instalação de validadores eletrônicos, nos ônibus rurais – até então, essa vantagem era restrita ao ônibus urbanos.

    Hoje, há 83 linhas rurais em operação em 10 regiões administrativas que não disponibilizavam ao público o direito ao passe-livre estudantil e ao transporte de PNE, bem como o acesso aos benefícios do vale transporte e do cartão cidadão.

    Ao assumir toda a gestão do Sistema, o GDF garantiu que os serviços aos usuários não fossem interrompidos. Com a medida, a Secretaria de Transportes e a DFTrans têm condições de desenhar um quadro numérico e até então inédito do STPC. As informações confiáveis vão permitir o planejamento do transporte público, desde o cálculo da tarifa até a racionalização das linhas de ônibus.

     “Conseguimos fazer a transição do sistema dentro do prazo e sem que a sociedade fosse prejudicada. Para isso, realizamos 126.400 atendimentos, emitimos 29 mil cartões para estudantes e PNEs e só tivemos problemas no sistema durante dois dias”, pontuou José Walter Vazquez.

    A partir de agora, a Secretaria de Transportes e a DFTrans têm condições de desenhar um quadro numérico e até então inédito do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC). As informações confiáveis vão permitir o planejamento do transporte público, desde o cálculo da tarifa até a racionalização das linhas de ônibus.

    Outra medida adotada pelo governo foi suspender a cobrança indevida de 2,57% na compra do vale transporte, imposta pela Fácil aos empregadores durante o 1° semestre de 2011.

    Nova política – A DFTrans realizou durantes os primeiros meses do ano um estudo que vai subsidiar uma nova política de transportes públicos no Distrito Federal. Hoje, a região possui aproximadamente mil linhas de ônibus. Dados preliminares do estudo mostram o que o secretário classificou como “descompassos” entre a implantação e a retirada de linhas.

    A inclusão ou exclusão de linhas de ônibus do sistema era feita pelos empresários, mas isso só pode ocorrer mediante autorização prévia da DFTrans, que sequer era consultada. O órgão do governo ordenou a criação de 47 rotas e não foi atendido, enquanto as empresas criaram outras 401 linhas sem cadastrá-las na DFTrans.

    “Além disso, várias linhas cadastradas não estavam ativas, o que gera uma grande desorganização, um completo descontrole do sistema”, avaliou Vazquez. “Encontramos ainda 647 casos irregulares de sobreposição de operadores numa mesma linha”, acrescentou. A sobreposição irregular ocorre quando uma empresa opera, sem permissão, uma linha já operada por outra.

    Foram encontradas ainda três empresas que estavam autorizadas pela Fácil a operar em todas em todas as linhas, mas não pelo governo. São elas: Condor, Lotaxi e Viplan. A DFTrans não vai esperar a conclusão do estudo para tomar medidas que moralizem o STPC. “Estamos fazendo um estudo para retirar esses ônibus das ruas, sem prejudicar a população”, anunciou o coordenador-geral da autarquia, Marco Antonio Campanella.

    Frota antiga – Segundo a pesquisa, o DF tem 4 mil ônibus em circulação, sendo que mil não poderiam estar nas ruas, por terem mais de sete anos de uso. A permissão para esses veículos continuarem circulando foi concedida pela direção colegiada da DFTrans, em 2007. “Eles não tinham competência para definir quem circula. Só quem poderia fazer isso é a Secretaria de Transportes, por meio de licitação”, declarou Campanella, atual titular da DFTrans.

    Já o secretário de Transportes faz um alerta. “Com todas as irregularidades encontradas, descobrimos que 75% desses 4 mil ônibus não poderiam estar nas ruas, porque não foram licitados”, revelou Vazquez.

    Transparência – Todas as irregularidades encontradas serão reportadas à Secretaria de Transparência, que analisará se cada uma delas foi fruto da desorganização ou se foi causada intencionalmente. Aquelas que forem dolosas serão denunciadas às instâncias judiciais.

    “Não dava para o sistema de transporte continuar do jeito que estava”, enfatizou o secretário. “A primeira medida foi a retomada do sistema de bilhetagem eletrônica. A segunda é a construção dos corredores viários. Estamos próximos a começar as obras da Linha Amarela e a Linha Verde já está com projeto pronto para ser licitado”, detalhou.

    Para ele, o principal problema do SPTC é a pontualidade, e será resolvido com a instalação de aparelhos GPS nos ônibus. Com isso, o GDF vai instalar aproximadamente 800 paineis em paradas de ônibus, que informarão aos usuários os horários dos próximos dois coletivos de cada linha. As informações serão atualizadas a cada 30 segundos e estarão disponíveis na internet e por meio de torpedos SMS.

    Esse sistema de monitoramento da frota vai enviar diretamente a um centro de controle operacional dados sobre o tempo e o itinerário de cada viagem, para evitar desvios de rotas e atrasos. A partir dessas informações, as linhas podem ser redistribuídas, para atender regiões em que a demanda seja maior do que a quantidade de transporte disponível, por exemplo. O objetivo do governo é lançar até o fim do mês de agosto o edital para licitar o novo sistema de monitoramento e bilhetagem.

    Reestruturação – O governador Agnelo Queiroz anunciou em maio uma outra licitação: a de 1.200 novos ônibus. Eles já estarão no novo padrão, com piso baixo e antideslizante, poltronas acolchoadas e lixeiras, parecidos com os da TCB que operam a linha Executivo Aeroporto. O coordenador da DFTrans anunciou que, além da modernização dos veículos, o sistema será reestruturado. “Temos estudos bastante adiantados sobre a criação de linhas de ônibus noturnas e funcionais, além das específicas para PNEs”.

    Já em relação à infraestrutura, a previsão é de ainda neste ano seja testado um novo corredor viário na saída Norte do Eixo Rodoviário Norte-Sul, no Plano Piloto. O objetivo é verificar como o novo sistema de mobilidade urbana pode melhorar o fluxo no principal ponto de congestionamento do Distrito Federal.





GDF

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social

Agenda do governador Agnelo Queiroz para esta sexta-feira (22/07)
 - Sem compromissos oficiais

Justiça determina liberação das casas invadidas na Estrutural

Juiz concede liminar ao GDF e estipula prazo de cinco dias para desocupação voluntária dos 316 imóveis ocupados irregularmente há quase uma semana

      O juiz da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF determinou, na noite desta quinta-feira, a desocupação das 316 casas ocupadas irregularmente na Cidade Estrutural. Ele deferiu liminar, acatando pedido do Governo do Distrito Federal, apresentado na tarde de ontem pelo procurador-geral do DF, Rogério Leite Chaves.

O juiz estipulou prazo de cinco dias para a desocupação voluntária, mas advertiu os invasores que se o prazo não for cumprido, a reintegração de posse será realizada com a “utilização das forças públicas necessárias”.

O magistrado considerou, em sua decisão, que a necessidade de moradia desses ocupantes não pode autorizar o “retrocesso da humanidade ao tempo da força bruta”. A Procuradoria-Geral do DF alegou, no pedido, que a invasão põe em risco as ações do GDF no intuito de regularizar a Vila Estrutural e o andamento de toda a política habitacional do Distrito Federal.

As 316 casas das quadras 7 e 8 do Setor Oeste da Estrutural estão ocupadas irregularmente há quase uma semana.Os imóveis foram construídos com recursos do Governo Federal, por meio do PAC/Habitação — destinado à regularização fundiária e reassentamentos.

Desde a noite de quarta-feira, a Polícia Militar está no local, com o objetivo de garantir a segurança da comunidade e a preservação das casas ocupadas. As equipes das companhias Elétrica de Brasília (CEB) e de Saneamento de Brasília (Caesb) também passaram o dia de hoje na Estrutural, retirando as instalações clandestinas de água e luz feitas pelos invasores. A ação transcorreu pacificamente.

De acordo com o secretário-adjunto de Habitação, Rafael de Oliveira, a PM continuará na Estrutural, zelando pela integridade física das pessoas e pelo patrimônio público, evitando, inclusive, que novas instalações irregulares de água e luz sejam feitas. “Aguardaremos o prazo estipulado pela Justiça para que as pessoas deixem voluntariamente o local. Após esse prazo, se necessário, daremos início ao processo de desocupação dos imóveis que, por ventura, ainda estiverem ocupados irregularmente”, destacou.

Sorteio

Por volta das 19h desta quinta-feira, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano realizou o sorteio dos endereços definitivos de mais 137 famílias selecionadas para o reassentamento, no Projeto Integrado Vila Estrutural (PIVE). A lista dos novos habilitados foi divulgada na edição de hoje do Diário Oficial do DF. Os sorteados de hoje somam-se a outras 64famílias que já estavam habilitadas e com o endereço definitivo das unidades habitacionais que irão ocupar. Os cadastros de outros 184 candidatos continuam em análise na Secretaria de Habitação. 

Secretaria de Estado de Comunicação Social

 

SECRETÁRIA DE OBRAS: MAURICIO CANOVAS É O FAVORITO

      Com a saida precoce de Luiz Pitiman da Secretária de Obras do DF. O vice governador Tadeu Fillipelli espera indicar o substituto e manter a pasta sob a tutela do PMDB. De acordo apurou o blogdogbu.com o favorito ao comando da pasta de obras é o funcionário de carreira e atual Presidente da Novacap, Mauricio Canovas. Vale lembrar que o PT também entra na briga para dividir o poder em uma das pastas mais cobiçadas do GDF.