Ofensiva do Hamas desencadeia retaliação implacável de Israel

O sábado foi marcado por uma escalada perigosa de violência no conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. O Hamas lançou ataques aéreos e terrestres, atingindo 22 locais em Israel. Em resposta, o governo israelense, após declarar estado de guerra, desencadeou uma vigorosa operação de contra-ataque.

Os números são chocantes: pelo menos 300 israelenses e 232 palestinos perderam a vida durante os eventos de sábado. O Hamas, utilizando motocicletas e parapentes, invadiu ruas e fez reféns em duas cidades palestinas. A resposta tardia de Israel, no entanto, foi marcada por uma intensidade notável, resultando em mais de 200 mortes no território palestino.

A ofensiva do Hamas iniciou-se com ataques aéreos massivos às 6h30, com mais de 2,2 mil mísseis lançados, atingindo cidades como Rehovot, Gedera, Ashkelon e Tel Aviv. Os combates terrestres começaram por volta das 7h40, quando os palestinos atravessaram a fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, atacando cidades como Sderot, Beeri, Reim, Ofakim e Magen.

Em uma resposta rápida e decisiva, Israel bombardeou alvos ligados ao Hamas, registrando mais de 200 mortes. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou o país em estado de guerra, e os confrontos persistiram pela madrugada de domingo. A situação continua volátil, com os próximos passos de Israel dependentes da resolução dos reféns levados à Faixa de Gaza