ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

quarta-feira, 23 de março de 2011

DEMOCRACIA NA CULTURA DA CIDADE

    A Administração Regional de Brazlândia convida toda a população para participar da 2ª Plenária Preparatória para a III Conferência de Cultura do Distrito Federal a realizar-se no dia 23 de março no Auditório da Administração Regional, a partir das 19 horas. A plenária tem como objetivo promover o debate entre os artistas locais, produtores, gestores, investidores e a comunidade de Brazlândia, bem como realizar inscrição para os eixos norteadores da Pré-Conferência de Cultura a realizar-se no mês de abril na cidade.



por: Leilani Lopes

CAI A FICHA LIMPA

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em julgamento, nesta quarta-feira (23/3), que a Lei da Ficha Limpa não poderia ter sido aplicada nas eleições de 2010. O entendimento, firmado por seis votos a cinco, deverá ser aplicado para todos os casos em que a Justiça Eleitoral barrou candidaturas com base na norma, que torna inelegíveis aqueles condenados por órgão colegiado ou que tenham renunciado para escapar de cassação.

Em plenário, o voto do ministro Luiz Fux, que tomou posse no último dia 3, foi decisivo. Ele posicionou-se pela aplicação do artigo 16 da Constituição Federal, que diz que uma lei só pode entrar em vigor um ano depois de publicada. No caso da Ficha Limpa, a legislação foi sancionada em junho, apenas quatro meses antes do pleito do ano passado. “No ano em que a lei entra em vigor, não pode ela alterar qualquer fase do processo eleitoral”, destacou o ministro.

A decisão do Supremo irá alterar a composição das bancadas no Congresso Nacional e também nas assembléias legislativas. No Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) assumirá a vaga de Wilson Santiago (PMDB-PB), assim como João Capiberibe (PSB-AP) ocupará a cadeira de Gilvam Borges (PMDB-AP), Jader Barbalho (PMDB-PA) herdará o cargo de Marinor Brito (PSOL-PA) e Marcelo Miranda (PMDB-TO) ficará com a vaga de Vicentinho Alves (PR-TO).

Na Câmara, os beneficiados serão João Pizzolatti (PP-SC), que ficará com o cargo de Odacir Zonta (PP-SC), e Janete Capiberibe (PSB-AP), que chegará ao mandato no lugar de Professora Marcivânia (PT-AP). A aplicação da regra não será automática, mas dependerá de uma autorização que terá de ser dada pelo STF, já que o julgamento desta quarta-feira tem repercussão geral. Ou seja, o entendimento terá de ser aplicado em processos semelhantes. Haverá também a necessidade de o quociente eleitoral ser recalculado, o que pode atingir outros deputados federais e mudar o tamanho das bancadas.

Voto a voto

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie mantiveram as posições dadas nos dois julgamentos ocorridos no ano passado sobre o tema. Lewandowski reafirmou decisão do Tribunal Superior Eleitoral, onde é presidente, a favor da aplicaçao da lei.

Contrários à aplicação da lei em 2010, votaram os ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio, Celso de Mello, Luiz Fux e Cezar Peluso que acompanharam a posição do relator do caso, o ministro Gilmar Mendes muito elogiado por todos por sua exposição durante a leitura do voto.

Em plenário, os ministros julgam um recurso do candidato a deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB-MG) contra sua inelegibilidade nas eleições de 2010. Condenado por improbidade administrativa, ele teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Nas urnas, Bouças conquistou quase 42 mil votos, quantidade suficiente para ele ser empossado, caso a lei seja vedada para as eleições de 2010.

fonte: correioweb

Militantes não querem Raimundão

    O blogdogbu.com resolveu sair ás ruas para ouvir o que de fato pensam algumas pessoas ligadas ao PT local com relação a eleição da zonal do partido. Entre 10 pessoas procuradas pelo menos 6 não desejam ver Raimundão do PT novamente no comando da legenda. Segundo um dos petistas a decisão da renovação tomou conta de membros do partido; " Não aceitamos nem o Raimundão e muito menos o Baltazar" -declarou. Dentro desse grupo de descontente aparece outros nomes que vem sofrendo criticas veladas pela chamada turma da renovação; " O Catolé é um bom companheiro assim como o Flavão. Mas na verdade chegou a hora deles abrir espaço para quem deseja e quer trabalhar pelo partido do PT." - Salientou.

Celina Leão ataca Chico Vigilante

A deputada distrital Celina Leão (PMN) protocola hoje na Mesa Diretora da Câmara Legislativa representação devido a denúncia recebida na Comissão de Ética, Direitos Humanos e Cidadania da Casa – da qual é presidente – contra o deputado distrital Chico Vigilante (PT).

Em denúncia encaminhada à comissão, cidadão questiona o fato de o deputado petista ter tido como financiador de sua campanha, em 2010, a empresa Engebras – Indústria, Comércio e Tecnologia de Informática, com o valor declarado em sua prestação de contas de R$ 25 mil.

A Engebras foi denunciado no Fantástico, da TV Globo, e no Jornal da Comunidade, em Brasília, de fazer parte da chamada “Máfia dos Pardais”. A empresa atualmente possui vários contratos com o Governo do Distrito Federal.

Celina pedirá à Mesa Diretora, em requerimento, que possam ser investigadas possíveis irregularidades entre a doação da Engebras à campanha de Chico Vigilante e suposto favorecimento de licitações no Governo do Distrito Federal.


fonte:blogdodonny

JAQUELINE RESPIRA E TEM CHANCE DE SE LIVRAR

Na sessão de abertura do processo de cassação da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), nesta quarta-feira (23), os integrantes do Conselho de Ética da Câmara não chegaram a consenso sobre a possibilidade jurídica de tirar o mandato da colega, flagrada em vídeo de 2006 recebendo dinheiro do esquema conhecido como mensalão do DEM.

A dúvida é se ela pode ser punida, com a perda do cargo, por algo que ocorreu antes do mandato parlamentar. Durante a discussão, o deputado Silvio Costa (PTB-PE) declarou que iria votar pela cassação “pelo conjunto da obra”, se referindo ao escândalo, mas que faltava embasamento jurídico para a decisão.

- Do ponto de vista jurídico, estamos analisando decoro parlamentar. Na época, ela não era parlamentar. Mas aqui é uma Casa política. Se o povo soubesse [do vídeo] antes das eleições, ela não seria eleita.

Após a revelação do vídeo, no começo de março, ela admitiu que os recursos recebidos à época eram de caixa dois, ou seja, não declarados. O dinheiro foi arrecadado para outra campanha, quando Jaqueline disputava uma vaga de deputado distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Em um deslize, Costa chegou a dizer que seria “injusto” cassar Jaqueline só por causa do caixa dois. Em seguida, a declaração gerou um pequeno bate-boca na sessão, quando o deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) insinuou que Costa estaria defendendo o caixa dois.

- Parece que já temos aqui um deputado de defesa da deputada Jaqueline Roriz.

Costa reagiu imediatamente pedindo respeito e provocou o colega dizendo que ele “chegou ontem” à Câmara, já que está em seu primeiro mandato.

O relator do caso, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que irá conduzir o processo, tentou aliar as duas coisas. Disse que a interpretação da lei no que se refere à cassação poderá ser afetada pelo componente político. Mas disse que haverá também embasamento jurídico.

- A decisão tem que ter o regramento jurídico e cumprir o devido processo legal. Nós temos que respeitar os princípios constitucionais, o regramento jurídico em vigor, o regimento interno, e também há um componente político na aferição ou não do decoro parlamentar.

O relator decidiu que a interpretação sobre a possibilidade legal de cassar Jaqueline por fato anterior ao mandato só será decidida ao final do processo, quando ele apresentar o relatório final.

O PSOL, que pediu a cassação da parlamentar, também acrescentou outra denúncia no processo, mas relativa ao exercício do mandato da deputada. A acusação é de que Jaqueline teria usado verba indenizatória para pagar aluguel de um imóvel para o marido.

Processo

A partir de amanhã, a deputada terá o prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar sua defesa. Em geral, as sessões, ocorrem cada uma, às terças, quartas e quintas-feiras. Portanto, ainda há cerca de duas semanas para a deputada se explicar.

Depois, o relator poderá ainda obter documentos da Polícia Federal e Ministério Público, convidar testemunhas, envolvidos ou acusados para esclarecer o caso.

Sampaio disse que pretende convidar o delator do esquema, Durval Barbosa, e o marido de Jaqueline, Manoel Neto, que aparece nas gravações também recebendo o dinheiro

fonte: blogdodonnysilva

DURVAL NA PF DE NOVO

O ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa, esteve na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, na tarde desta quarta-feira (24/03). Acompanhado da mulher, Kelly Melchior, ele chegou por volta de 15h30 e saiu de lá às 17h05. O delator do esquema de corrupção no DF foi intimado a comparacer ao local, mas a assessoria não soube informar o motivo da convocação.

Durval teve o bloqueio dos bens determinados pala justiça nesta terça-feira (23/3). O pedido havia sido feito pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em ação cautelar presente na ação de improbidade administrativa contra o ex-secretário em mais três acusados: a deputada federal Jaqueline Roriz, seu marido, Manoel Batista de Oliveira Neto, e o ex-governador do DF José Roberto Arruda.

Os três aparecem em vídeos, gravados por Durval, negociando e recebendo dinheiro. Em troca da delação premiada, Durval entregou ao Ministério Público vários vídeos em que distribui propina para políticos e empresários. O esquema de corrupção, investigado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, derrubou o governador Arruda, que chegou a ser preso.

Segundo o MPDFT, o esquema de corrupção consistia no pagamento de vantagens ilícitas advindas do desvio de dinheiro "por meio de contratações públicas viciadas, através das quais os empresários do esquema criminoso repassavam parte do dinheiro público recebido a integrantes da organização criminosa que, por sua vez, enriqueciam-se ilicitamente e retroalimentavam o esquema criminoso".

fonte: correioweb