ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BRAZLÂNDIA: OS PRÉ-CANDIDATOS EM VIDEO

     O blogdogbu.com deverá até o final do ano realizar entrevistas com os possiveis candidatos a CLDF representando a cidade de Brazlândia. O quadro de entrevista será intitulado como : RÁPIDAS & RASTEIRAS. Serão questionários rápidos e com muita polêmica nas perguntas. Vamos descobrir se ambos estarão preparados para o embate politico e consequentemente para determinadas situações embaraçosas. Vale lembrar que ás entrevistas serão gravadas em video amadores. Então não perca esse importante capitulo na vida politica de Brazlândia.

ANALISANDO OS PRÉ -CANDIDATOS

     O fundador do Jornal do GBU, Damião Miguel (foto) irar analisar de forma precisa apartir da próxima semana para o blogdogbu.com a situação atual dos pré-candidatos de Brazlândia ao parlamento do DF em 2014. De acordo informações o dirigente politico vai mostrar como estão ás chances de cada um e o que eles poderão defender dentro do processo politico na cidade com vistas a conquista do voto popular. Então vamos esperar!

VEJA NOVAS MÁTERIAS

DF: Políticas públicas para mulheres

   Recanto das Emas recebe segundo encontro de comitê de mulheres em cargos de liderança/  Foto Pedro Ventura
      A primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, participou nesta segunda-feira (29/8) da segunda reunião do comitê intersetorial formado por mulheres que ocupam cargos de liderança no Distrito Federal. O objetivo é promover políticas públicas direcionadas à segurança, à saúde e ao desenvolvimento socioeconômico da população mais vulnerável. As propostas têm corte de gênero, priorizando o atendimento às mulheres, mas a situação de crianças, jovens e idosos também merece atenção especial.

“Nós temos um papel importante de levar essas ações para fora da esfera do governo, mobilizando toda a sociedade”, afirmou Ilza Queiroz. A primeira dama lembrou que o grupo tem como meta ajudar a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atua no Hospital de Base e produz próteses mamárias artesanais para mulheres que passaram por mastectomia (cirurgia para retirada de mama), devido ao tratamento contra o câncer.
O encontro desta segunda ocorreu na Administração Regional do Recanto das Emas e teve como anfitriã a administradora Izaudete Carneiro. De acordo com ela, a população da cidade tem como principais demandas a segurança, o recolhimento do lixo, o corte de mato e a implantação dos pontos de encontro comunitários (PECs). “Outros três assuntos preocupam nossas moradoras: a revitalização do parque, os ambulantes que ocupam um estacionamento e uma área invadida por dezenas de famílias”, acrescentou.
Vulnerabilidade social 
A secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, lembrou que, a partir dos cadastros feitos no plano DF sem Miséria, já é possível para o GDF localizar pessoas em situação de pobreza e miséria extrema. “Unificamos os cadastros e temos hoje uma lista com 167.316 famílias atendidas por nossos programas sociais”, declarou a secretária. Segundo ela, a partir dessa lista será possível planejar ações e localizar as mulheres mais necessitadas.
A professora Adriana Pimentel, titular da Diretoria Regional de Educação do Recanto das Emas, sugeriu que o primeiro contato direto com essa população seja realizado durante a entrega dos kits escolares para as famílias, no final de setembro. Seria a oportunidade de promover ações integradas, voltadas para a educação e a saúde da mulher.
A secretária da Mulher, Olgamir Amancia, gostou da ideia e sugeriu que um rápido questionário fosse preenchido durante a entrega dos kits. “Além do nome, perguntaríamos a idade e quando foi a última vez que essa mulher foi ao médico. Assim, poderíamos traçar um perfil da população mais necessitada de atenção à saúde”, explicou.
Para a primeira dama, essa medida é importante para assegurar que a assistência à saúde atinja, primeiramente, aquelas mulheres que não costumam ir ao médico regularmente, facilitando a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce. “Eu participei muitas vezes desse tipo de campanha e quem mais adere são as mulheres que já fazem exames regularmente. Precisamos mesmo fazer um levantamento prévio, para atender quem realmente precisa”, completou Ilza Queiroz.

As ações acontecem em seis regionais administrativas comandadas por mulheres: Estrutural, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, São Sebastião, Sobradinho e Vicente Pires, que vai receber o próximo encontro, em data ainda não definida.

Participaram ainda do encontro a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Josefina Serra; a chefe de Polícia Civil do DF, Mailine Alvarenga; as administradoras regionais de Cidade Estrutural, Maria do Socorro Torquato, Riacho Fundo II, Geralda Godinho Sales, Sobradinho, Maria América Bonfim, e Vicente Pires, Maria Celeste Rego Liporoni. (Victor Ribeiro, da Agência Brasília)

FORA DOS PLANOS

     Um grupo de dirigentes partidários estavam até o dia de hoje fazendo lobby no sentido de ver a professora Elza Caetano ocupando um cargo na área da Cultura de Brazlândia. Segundo apurou o blogdogbu.com a movimentação não fez nenhum efeito e em momento algum sensibilizou o atual chefe da cidade no sentindo de atender o pedido. Em outras palavras e de forma direta a competente Elza Caetano está fora dos planos do grupo politico que decide o futuro da cidade. LEIA MAIS - CLIQUE AQUI!

STJ mantém o bloqueio dos bens do Governador

     O processo deverá ser julgado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro

     Em extensa e fundamentada Decisão publicada no Diário da Justiça de hoje (01/09),  o Ministro Castro Meira, do Superior Tribunal de Justiça  manteve o bloqueio dos bens de todos os réus na Ação civil pública de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal para investigar atos relativos ao emprego de verbas públicas na realização dos Jogos Pan-Americanos (Rio/2007), dentre os réus, figura o então Ministro dos Esportes e hoje Governador do Distrito Federal.

O Ministro determinou ainda que se mantenha a liminar que autorizou exclusivamente o desbloqueio dos salários do Governador até nova análise, e que o processo seja julgado pela 21ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro onde foi proposta, e não pelo STJ como pretendia um dos réus. 

fonte: blogdosombra

Em 2012, o governo planeja criar 141 mil cargos públicos

Cristiane Bonfanti, Correio Braziliense 

    O Ministério do Planejamento divulgou um número que contradiz a promessa de arrocho fiscal que a presidente Dilma Rousseff promete colocar em prática em 2012. A proposta do Orçamento da União enviada ao Congresso Nacional ontem revela que, no próximo ano, o governo federal planeja criar 141.142 cargos por meio de concursos públicos, funções e cargos comissionados — o dado representa um aumento de 457% em relação ao previsto para este ano (25.334) e joga por terra o discurso repetido diariamente por Dilma de que o país precisa de musculatura para enfrentar a crise internacional.

Pela proposta orçamentária, em 2012, o maior número de cargos a serem criados será destinado ao Poder Executivo: 136.795. Outros 3.699 vão para o Judiciário; 576, para o Ministério Público da União; e 72, para o Legislativo. Apesar das quantidades expressivas, resta saber se o governo efetivará as contratações. O texto encaminhado ao Congresso prevê que a administração pública possa chamar, de fato, 57.159 pessoas, o que levará a uma despesa da ordem de R$ 1,9 bilhão com contratações. Mas isso não passa de uma previsão e depende de autorizações da ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A previsão para o exercício de 2011 era de provimento de 36.616 postos e gastos de R$ 1,6 bilhão.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, reconheceu que uma das necessidades urgentes é a substituição de aposentados. Estima-se que, nos próximos quatro anos, 40% do número atual 1,1 milhão de servidores da União tenha condições de requerer o benefício. Miriam ressaltou, porém, que os concursos em 2012 serão escassos. “Estão previstos recursos para contratação em áreas fundamentais, no plano Brasil Maior”, detalhou a ministra. Ela disse que a intenção é reequipar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para combater práticas nocivas ao comércio internacional.

Terceirizados

Ao anunciar os números do Orçamento de 2012, no entanto, a ministra parecia desconhecer a previsão de verbas do exercício atual. “Há uma previsão menor do que tínhamos. Haverá concursos em áreas muito estritas. Há recursos para substituição de terceirizados. A gente já quase substituiu tudo, mas há recursos para isso”, disse.

O Ministério do Planejamento explicou que, no que diz respeito ao Executivo, a grande diferença está na área de atendimento ao cidadão. Em 2012, a previsão é de criação 94.032 vagas apenas para o Ministério da Educação — vagas que representam 68,7% do total de cargos estimados para o Executivo. Poderão ser contratados até o limite máximo de 33.568 trabalhadores. “Esse pessoal vai permitir a expansão da estrutura de atendimento. Precisamos de recursos humanos para atender, por exemplo, aos projetos de expansão das escolas técnicas e das universidades federais”, informou o órgão.

Entre as vagas a serem criadas no próximo ano, há 72 para o Tribunal de Contas da União (TCU). Elas dependem da aprovação do Projeto de Lei n.º 1.863/11, que está na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara. Mas há um detalhe: todas dizem respeito a cargo comissionado (para não servidores) ou a função de confiança (conferida a quem já ocupa um cargo, mas que assume novas responsabilidades).

A proposta orçamentária também demonstra outra intenção do governo: efetivar a criação da Secretaria de Micro e Pequena Empresa. A previsão é de que sejam abertos 68 cargos para atender o órgão. Mas eles também não vão exigir concurso público. Todos serão os de direção e assessoramento superior (DAS). O Projeto que cria esses cargos é o de n.º 865/11, em andamento na Câmara.

Prepare-se
Mesmo com a promessa de arrocho fiscal, governo multiplicará por quase cinco a criação de cargos no ano que vem

Poder Legislativo
Tribunal de Contas da União - 72
Total - 72

Poder Judiciário
Justiça Federal - 263
Justiça Militar da União - 2
Justiça do Trabalho - 2.741
Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - 693
Total - 3.699

Ministério Público da União - 576
Total - 576

Poder Executivo
 
Ministério da Justiça - 244
Ministério da Integração Nacional, Sudene, Sudam e Dnit - 172
Ministério da Defesa - 100
Ministério do Esporte - 24
Diversos ministérios - 2.190
Ministério da Saúde - 118
Presidência da República - 98
Ministérios da Fazenda e da Integração Nacional e Banco Central - 36
Agências reguladoras - 400
Comissão Nacional da Verdade *    14
Ministério da Ciência e Tecnologia - 83
Ministério das Relações Exteriores - 1.293
Advocacia-Geral da União - 560
Ministério do Desenvolvimento - 488
Secretaria de Micro e Pequena Empresa *    68
Ministério da Educação - 94.032
Exército - 29.358
Universidade Federal da Bahia - 1.261
Universidade Federal da Região do Cariri - 1.213
Universidade Federal do Sul da Bahia - 1.755
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - 1.657
Diversos - 789
Substituição de terceirizados - 842
Total - 136.795
Total geral - 141.142

(*) Órgãos a serem criados

Fonte: Ministério do Planejamento.

Comitê Ficha Limpa-DF lançará o adote um administrador

    Com pouco menos de oito meses, o projeto Adote Um Distrital, que é coordenado pelo Comitê Ficha Limpa – DF, vai lançar nas próximas semanas um novo projeto de controle externo. Desta vez, a ideia é adotar um administrador regional. O projeto será debatido com os moradores da primeira cidade escolhida, Ceilândia, e contará com o apoio do Instituto de Fiscalização e Controle).

A primeira reunião vai ocorrer no dia 3 de setembro, às 16h, no Setor P. Sul, quando será dado o pontapé inicial. Na oportunidade, será debatido o nome do projeto e toda a metodologia que o grupo vai aplicar no acompanhamento. A proposta também é de formar mediadores sociais, que irão palestrar nas escolas e nas igrejas sobre a importância da participação da sociedade na fiscalização do Poder Executivo.

O grupo será coordenado por Diogo Silva, membro do Comitê Ficha Limpa – DF, morador da cidade. Ele lembra a importância da participação de todos a população. “Ao analisar o orçamento da Ceilândia, me deparei com muitas emendas inúteis, que não passam de falcatruas. Iremos mobilizar a sociedade, principalmente os jovens, para fazer o acompanhamento das licitações e de todos os gastos”, afirma.

Segundo Diogo Silva, é preciso dar prioridade às reais demandas da Ceilândia. “Vamos apresentar um estudo para os deputados distritais sobre o que realmente a cidade precisa. Uma coisa posso afirmar: não precisamos de tantos eventos, queremos mesmo é educação, lazer, transporte e saúde”, avisa. As reuniões do projeto serão abertas a toda sociedade. Todo conteúdo produzido está disponível no site www.adoteumdistrital.com.br.

fonte:estaçaodanoticia

BANCO DE ALIMENTOS: PROJETO DE JOE VALLE VIRA LEI

    Cerca de 200 toneladas de alimentos que diariamente vão para o lixo, a partir do mês de setembro irão reforçar a mesa de idosos e crianças carentes do Distrito Federal. Esta ação faz parte do Banco de Alimentos, um projeto de lei do deputado Joe Valle (PSB) aprovado pela Câmara Legislativa e sancionado no último dia 28 pelo Governador Agnelo Queiroz.

O programa Bolsa de Alimentos – que deverá ser executado pela Secretaria de Agricultura e a CEASA/DF – consiste na utilização de alimentos considerados fora dos padrões para comercialização e que, depois de reciclados, serão distribuídos para a população carente. “Queremos minimizar o problema da fome e desnutrição no Distrito Federal”, explica Joe Valle. Os alimentos serão doados por supermercados, empresas, cozinhas industriais, restaurantes, feiras e sacolões, e distribuídos diretamente ao público-alvo ou através de entidades previamente cadastradas no programa.

Ainda segundo o parlamentar socialista, o projeto tem conseqüências de âmbito sociais, pois o GDF deverá promover campanhas de esclarecimento para incentivar não só as doações, mas ainda a redução do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos. “Iremos combater a fome e, ao mesmo tempo, implantar no DF um novo parâmetro para consumo e desperdício de alimentos”, garante o Joe Valle. O deputado explica que a experiência já foi consolidada em outros estados como eficiente arma de combate a fome. Alem disso, afirma Joe, o programa ultrapassa o foco meramente assistencial, ao se propor a desenvolver atividades voltadas para promover a segurança alimentar e nutricional.

O projeto de Joe Valle se caracteriza como uma das propostas concretas com a qual o governador Agnelo Queiroz, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pretende combater o desperdício de alimentos no DF de forma associada ao combate a fome.

fonte:donnysilva

DISTRITAL QUER TRANSPARÊNCIA NA CLDF

    O deputado distrital Chico Leite (PT) deseja que haja uma maior transparência dos gastos do poder legislativo do DF. Tanto que protocolou um projeto  de resolução para  que as notas fiscais de todos os gastos com verba indenizatória, mês a mês, de todos os deputados distritais sejam publicadas.

O parlamentar explica que “atualmente a legislação obriga somente a divulgação de um quadro geral de gastos. A intenção do projeto é dar transparência ao uso do dinheiro público”.

Segundo Chico Leite, a população tem o direito de saber como é gasto cada centavo da verba indenizatória recebida pelos deputados”. O parlamentar já publica mensalmente notas fiscais detalhadas na página da Câmara Legislativa.

Caso seja aprovado, o projeto de Chico Leite permitirá que cada cidadão tenha acesso aos comprovantes de pagamento de todas as despesas dos gabinetes, como gastos com combustível, aluguel de salas e divulgação de atividade parlamentar.

Fonte: CLDF / Redação

Câmara Legislativa quer restringir consumo de bebidas alcoólicas

   Com o objetivo de restringir o consumo de bebidas alcoólicas, a Câmara Legislativa do DF está apreciando uma série de propostas do deputado Cristiano Araújo (PTB) que tratam do tema.Na semana passada, o governador Agnelo Queiroz (PT) sancionou a lei 4633/2011, que obriga bares, restaurantes e similares a divulgarem em seus cardápios a advertência "Se beber, não dirija". "Esse foi o primeiro passo de uma série de medidas que pretendemos adotar neste sentido", afirmou o parlamentar, autor da lei. Os estabelecimentos terão 180 dias para se adequarem à nova regra.

Outra proposta do parlamentar, o PL 518/2007, já pronto para ser apreciada em plenário, quer proibir a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. “Estamos confiantes de que conseguiremos restringir o uso de álcool, principalmente entre os jovens", explica o deputado.

A matéria conta com o apoio do Ministério Público do DF, que já manteve contato com o parlamentar solicitando rapidez na apreciação da matéria. A restrição de venda de bebidas dentro dos estádios já existe, por determinação da Confederação Brasileira de Futebol. Entretanto, o PL de Cristiano inibe a venda e consumo na área externa desses ambientes, num raio de 500 metros, por seis horas antes dos eventos e duas horas após.
Para o MP, a medida auxiliará na redução da violência em eventos esportivos, como jogos de futebol, principalmente durante a realização da Copa do Mundo de 2014. O parlamentar acredita que sua tramitação estará concluída na Câmara Legislativa até o final de setembro.

 Já o PL 272/2011, trata da proibição da utilização de recursos públicos para aquisição do produto por parte da administração pública direta e indireta do DF. A proposta, caso aprovada, vai impedir que o GDF adquira ou distribua bebidas alcoólicas em eventos realizados com recursos públicos. “O governo tem de dar o exemplo à população. Existem prioridades para a utilização de recursos públicos que não seja a compra desses produtos", explica o petebista.
--
Gabinete Deputado Cristiano Araújo (PTB)
Assessoria de Comunicação
3348-8152/ 9649-8571/ 9979 1551

MENSAGEM QUE PODE CUSTAR O CARGO

 Assédio Moral: Um funcionário que acreditava que estava arrebentando com ás mulheres. Poderá ser vitima de sua própria armadilha

    Um importante ocupante de cargo comissionado na administração de Brazlândia andou pisando na bola. Existe em um celular rosa de uma funcionária comissionada uma mensagem comprometora que pode lhe custar o cargo que hoje ele ocupa. A mensagem traz.....CLIQUE AQUI E LEIA A MÁTERIA NA INTEGRA