ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Deputado Cristiano Araújo defende a Quadra 14

   
O deputado distrital Cristiano Araújo não esconde de ninguém ser favorável a criação da tão sonhada Quadra 14. Segundo o parlamentar os moradores de Brazlândia tem um apego muito grande a cidade e por isso nada mais justo do que o governo no futuro atender os moradores na questão habitacional em sua própria cidade. Vale lembrar que a defesa do distrital faz sentido pois os governos anteriores prometeram transformar o mato na lateral da Quadra 12 em área habitacional. Coisa que não aconteceu. Na semana que vem associações e alguns moradores de Brazlândia que tratam desse tema estarão visitando o parlamentar para agradecer o seu posicionamento e discutir com mais amplitude esse apoio.   O parlamentar entende que o governo está iniciando agora e precisa de tempo para por a casa em ordem.

Travando

    Teve um determinado colaborador que andou se desentendendo com um dos coordenadores de campanha em Brazlândia. O coordenador ouviu os sapos que precisava e não pensou duas vezes em descer no centro das decisões do governo para tirar  o nome do destemperado colaborador das futuras nomeações que ocorreriam ainda este mês. Quanta covardia!

Eliana preocupado com o Crack

    O uso do crack indiscriminado no centro de Brasília é uma questão que preocupa toda sociedade. A imprensa mostrou nesta terça-feira (22) imagens de usuários nas proximidades do Conic e da Rodoviária do Plano Piloto. Adultos, jovens e até crianças consomem drogas durante o dia e a noite. A situação foi constatada pela deputada Eliana Pedrosa há anos, quando era a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

A primeira ação de Eliana foi criar, dentro da Sedest, uma unidade exclusiva para cuidar de moradores de rua. Em seguida, abriu concurso específico para educadores de rua (nível superior), formando assim pessoal capacitado para lidar com o problema. O DF foi a primeira unidade da Federação a realizar processo seletivo neste sentido. Na avaliação da deputada, a questão não é policial, mas social. “Muitas vezes a pessoa entra neste mundo e não tem forças para sair. O que fizemos foi lançar uma reestruturação no trabalho, que necessita de continuidade”, explicou.

A expectativa de Eliana, que hoje é deputada pela terceira vez, é que o governo dê continuidade aos projetos desenvolvidos pela Sedest durante sua gestão. “É bom para Brasília que o serviço social seja encarado de forma profissional. Valorizar o profissional é o início de grandes transformações”, afirmou a parlamentar.



fonte: CLDF

Equívoco reconhecido

   Após ação da deputada Eliana Pedrosa (DEM), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Moacir Vieira, decidiu rever a Portaria 14 que centralizava nele o poder de decisão sobre as análises de processos do Pró-DF. Antes, era competência do Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Copep) aprovar os pedidos referentes aos benefícios previstos no programa de incentivo.

Eliana protocolou na segunda-feira (21) Projeto de Decreto Legislativo que susta a referida Portaria com base na Lei 3.266/2003. A legislação prevê decisão colegiada na análise de projetos de incentivos creditícios, econômico e fiscal, previstos no Pró-DF. A deputada recebeu um telefonema do próprio secretário no fim desta terça-feira (22), informando da decisão. Em seu twitter (@Eliana_Pedrosa), Eliana escreveu: “Parabéns para os secretário Moacir, que soube voltar atrás (após nosso alerta) e está alterando portaria que colidia com a lei do Pró-DF”.



fonte: blogdodonnysilva

Entrevista: Agaciel Maia

Marina Marquez, Jornal de Brasília

O deputado distrital Agaciel Maia (PTC) esteve no centro das discussões para a composição das comissões permanentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal nas últimas semanas. Era o nome do grupo dos 14 para a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) e desbancou o candidato que recebia apoio dos líderes governistas da casa, Cláudio Abrantes (PPS). À frente da comissão mais importante para o Governo do Distrito Federal, promete priorizar os projetos do Executivo e acredita que, quando forem de extrema relevância, devem merecer apoio da atual oposição ao governo. Acha ainda que o projeto para sujar nome de devedores do GDF testará a maioria de Agnelo.

Agaciel foi apontado como o pivô dos atos secretos do Senado e esse era o argumento empregado por alguns colegas na tentativa de impedir que ele ocupasse cargo no início da legislatura. Para o deputado, no entanto, o caso já está encerrado. Ele desafia quem quiser para provar que esteja envolvido em ilegalidade. Em entrevista, ele fala sobre os problemas da base de governo.

Para a formação das comissões permanentes um dos problemas apontados foi uma divisão da base aliada do governo. O senhor vê essa divisão entre os aliados?

Não acredito não. O critério de escolha para as comissões que estava torcido. Quando se achou um critério, o parâmetro no Congresso da proporcionalidade dos blocos, as coisas andaram. Assim, o bloco do PT-PRB, de seis membros escolheu uma comissão, a de Justiça (CCJ) para o Chico Leite (PT), o segundo maior bloco, com desempate pela legislatura era o nosso e fui indicado para a de Economia (Ceof), e assim sucessivamente. E, no fim, todos os blocos se sentiram contemplados.

O senhor não compartilha desse sentimento de que o PT tem tratado alguns aliados como “mais” base que outros?

Não, é natural que os deputados do PT se sintam mais governo que os demais por pertencer ao partido do governador. É uma coligação de partidos, mas, se o titular é do PT, é natural que os deputados do PT se sintam mais governo mesmo. Poderia criar uma animosidade se o governador os tratasse diferente, mas como ele tem tratado todos os deputados de maneira igual, não dá para ninguém se sentir relegado. Agora, sobre os outros partidos que pertencem à coligação Novo Caminho e não são do PT não pode ter diferença.

A base de governo tem crescido mais e hoje já são apontados 19 distritais como aliados do governador na CLDF. Isso pode dificultar ao governo negociar, já que tem mais gente para agradar na Casa?

Nas votações é interessante que o governo tenha uma base estável e fiel, mas sempre haverá deputados que, dependendo da suas convicções, podem votar contra o governo. O que percebemos é que sempre que é uma política voltada pra o povo de Brasília a oposição desaparece. O grande exemplo foi o projeto da Saúde, que teve unanimidade na votação da Casa. Então, essa oposição existente vai depender dos temas e projetos apresentados. Pelo que temos de conhecimento, os deputados que compõem a base estão sendo tratados de maneira igualitária. Na minha opinião, o governo vai conhecer a base nesse próximo projeto do Executivo, de sujar o nome dos devedores do GDF. Isso deve definir quem é quem, porque vai mostrar quem está disposto a assumir o ônus de votar a favor de um projeto que não deve agradar muito a população.

E qual a posição do senhor sobre esse projeto do Executivo?

O projeto foi encaminhado e, na condição de presidente da Ceof, eu pedi que se estratificasse o débito. Eles (integrantes do governo) alegam que há um débito de R$ 8 bilhões. Queremos conhecer essa dívida para saber se são grandes fornecedores ou pequenos devedores. Mas o que eu acho fundamental é que haja uma divisão para que não se prejudiquem as pessoas que num determinado momento não conseguiram pagar o imposto. Talvez cobrar dessa forma apenas débitos acima de R$ 50 mil. Assim nos livraríamos de cometer injustiças como no caso de pessoas que estão desempregadas e não conseguiram pagar o IPTU ou IPVA do carro e serão protestadas.

Do jeito que está hoje, o projeto precisa sofrer emendas para não venhamos a cometer injustiças. Como será a atuação do senhor como presidente da Ceof?

O presidente precisa se ater a estabelecer o cumprimento do Regimento Interno. Darei espaço para a oposição e qualquer outro deputado fazer perguntas, como fizemos com a aprovação do nome do presidente do BRB, Edmilson Gama. No que se refere à metodologia orçamentária, nós vamos muito no manual. Sabemos que quem manda a proposta é o Executivo e a comissão vai analisar se essa elaboração é coerente: se a estimativa de receita é real, se a estimativa de despesa também é real. Os deputados terão oportunidade de discutir prioridades dentro do Orçamento. O papel da comissão e da Câmara é esse, discutir prioridades.

As investigações dos atos secretos do Senado, que apontam o senhor como pivô, podem atrapalhar sua atuação nessa primeira legislatura?

Eu, primeiro, desafio que as pessoas possam ir até o Senado e procurem um ato desse que tenha sido anulado ou uma pessoa que tenha sido demitida. Dia 5 de março completa dois anos que me afastei da diretoria geral. Se nenhum ato foi anulado e nenhuma das pessoas que estavam na minha época trabalhando foram demitidas, é sinal de que não houve nenhuma ilegalidade. Isso tudo prejudica minha imagem, é mídia negativa. Mas o próprio presidente do Senado, José Sarney, disse que essa questão já está superada e que eu não tinha qualquer responsabilidade. A exemplo de todas as outras acusações que acontecem, só estará completamente superado quando um tribunal der a sentença. Foi o que ocorreu com minha casa. Diziam que Agaciel tinha escondido uma casa. Tive que provar que nunca escondi e a Justiça confirmou.

Os projetos do Executivo terão prioridade nas análises da Ceof?

Minha intenção como presidente da Ceof é sempre dar prioridade aos projetos do governo por considerar que são importantes para a qualidade de vida da população, mas escolheremos a pauta a cada 15 dias e votaremos todos os projetos que chegarem a comissão.




fonte: blogdodonny

Ciúmeira total

     O clima entre os deputados Patrício (PT), Aylton Gomes (PR) e Olair Francisco (PTdoB) não anda lá essas mil maravilhas. Tudo porque Francisco apresentou projeto de lei que transforma o auxílio-transporte dos políciais e bombeiros militares do DF em pecúnia, ou seja: em dinheiro. Hoje, as duas corporações podem utilizar gratuitamente o transporte público ao vestir a farda. O problema, segundo Olair Francisco, é que muitos militares já possuem veículos próprios, e deixam de receber o benefício que todo trabalhador tem direito. Os deputados Aylton Gomes e Patrício ficaram enciumados. Por mais que haja questionamento jurídico sobre a constitucionalidade da proposta, os dois acabaram comendo mosca.



fonte: Blogdodonny

Durval poderá coloborar

   

    Durval Barbosa, delator do Mensalão do DEM, estaria disposto a colaborar com as CPIs da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A informação é de pessoas próximas ao ex-delegado. Tem deputado que não gostou de saber da suposta ‘colaboração’.  Se Durval está disposto a colaborar, é porque sabe muito sobre o DFTrans, a secretaria de Saúde, Pró-DF…


fonte: blogdodonny

AGNELO DISCUTE O ENTORNO PARA MELHORAR O DF

Foto: Roberto Barroso

     Impossível melhorar o atendimento da rede pública de Saúde do Distrito Federal sem fortalecer o antendimento também na região do Entorno, ainda que esse atendimento seja prestado por Goiás. Com essa certeza em mente, o governador Agnelo Queiroz promete fazer um trabalho conjunto com o governador de Goiás, Marconi Perillo. Um passo foi dado: o Governo Federal disponibilizou nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para serem instaladas pelo Governo do Distrito Federal na região do Entorno. O assunto foi um dos temas do encontro entre os dois governadores na noite de terça-feira (22), no Palácio do Buriti.

Agnelo e Perillo trataram também de um projeto que o governador do DF assegurou com o Ministério dos Transportes assim que foi eleito: a construção de um ramal ferroviário Brasília-Goiânia, dentro do sistema ferroviário que está sendo implantado p, porque é estratégico para o desenvolvimento da região e não só para Brasília e Goiás. Será um corredor de desenvolvimento econômicel país. O trem, de carga e passageiros, ajudaria a resolver outro problema grave do Entorno, que também reflete no DF, o transporte coletivo.


fonte: blogdapaolalima

Branco Pirenópolis avalia

    Com o espirito voltado apenas em aumentar seu patrimônio e da familia Pirenópolis. O jovem empresário  Branco Pirenópolis está estudando a viabilidade da candidatura de seu pai, Nêgo Pirenópolis, a prefeitura de Padre Bernardo. O filho está com tanta influência sobre o futuro do pai que está sobre o crivo dele a decisão se Nêgo vai ou não para a disputa. De acordo apurou o blogdogbu.com por enquanto Branco não concorda com o sonho do velho pai. Por enquanto para ele é pesadelo.

Brasil: Bruno treina em penitenciária

            
                                                               O    ex-goleiro Bruno conseguiu autorização para fazer treinos de futebol dentro da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está preso desde junho do ano passado acusado de envolvimento no desaparecimento e morte de Eliza Samudio.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) acatou na segunda-feira (21/2) o pedido da Vara Criminal de Contagem para que o ex-atleta pudesse realizar a atividade dentro do presídio. Depois de avaliar as questões de segurança, a Suapi liberou a utilização de meião, caneleira e bola pelo ex-goleiro durante o banho de sol.

No fim do ano passado, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, da Vara do Tribunal do Júri de Contagem, mandou o acusado para júri popular. Bruno Fernades, o amigo do jogador, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e o primo do ex-goleiro, Sérgio Rosa Sales, foram pronunciados por homicídio triplamente qualificado, seqüestro, cárcere privado e ocultação de cadáver.

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, será julgado pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver. Já a ex-mulher do goleiro, Dayanne de Souza, Elenílson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, vão responder por sequestro e cárcere privado do filho de Eliza.

Fernanda Gomes Castro, ex-amante de Bruno, vai responder por sequestro e cárcere privado de Eliza e do bebê. A juíza mandou soltar esses quatro réus, que respondem ao processo em liberdade.

fonte:corrreiweb

DF: Policiais Civis em greve

     Os policiais civis do Distrito Federal vão cruzar os braços a partir das 8h desta quarta-feira (23/2) e só devem voltar ao trabalho às 8h do próximo sábado. A categoria decidiu pela paralisação durante assembleia na tarde desta terça-feira.

fonte: Correioweb