ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

domingo, 20 de março de 2011

ENQUETE:73% APROVAM UNIDADE DO CAJE EM BRAZLÂNDIA

    Em recente pesquisa feita através da ENQUETE do blogdogbu.com pelo menos 73%  dos que participaram da Enquete resolveram aprovar a construção de uma unidade de resocialização do Caje em Brazlândia. Com uma participação de mais de 200 opiniões a Enquete foi finalizada com uma aprovação surpreendente. Agora resta saber se esses que aprovaram estão consciente do que representa essa unidade para nossa cidade. Só o tempo vai dizer. 

Guará: Administração Regional intensifica prestação de serviços

    O Governo do Distrito Federal e Administração Regional do Guará manteve em fevereiro a prestação de serviços para a comunidade, principalmente na limpeza da cidade.

O administrador Carlinhos Nogueira juntamente com o diretor de obras Rubens Mendes acompanharam os trabalhos das equipes de limpeza e busca soluções para realização de serviço para comunidade, sendo realizados em parceria com a Novacap, SLU e Agefis. Em relação a janeiro, o início da operação das empresas terceirizadas passaram a tornar o serviço de limpeza mais eficiente.

Em fevereiro, o administrador estreitou os laços com a comunidade, reunindo-se com os mais diversos setores da sociedade e realizando visitas pontuais aos moradores e líderes comunitários. Ao perceber a necessidade de agregar as ânsias da comunidade guaraense ao planejamento da Administração Regional, projetos de democratização ao acesso dos serviços e recursos públicos foram lançados ou planejados, principalmente na área cultural, social e de segurança pública.

fonte: Assessoria Comunicação Guará

Ela parece o SINE

     A assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Iraneide Araújo, deverá dentro de alguns dias emplacar mais algumas pessoas no GDF. Depois de indicar um número infinito de Merendeiras, Iraneide e Célia Barros começam a direcionar suas munições para alguns cargos pequenos dentro da administração da cidade e até mesmo fora da cidade. Dizem ás más linguas que pelo menos um parente vai nessa remessa que Iraneide e Célia demonstram interesse em ajudar.

Na dele

     O Secretário Particular do governador Agnelo Queiroz, Bolivar Rocha, anda bem distante das polêmicas que cercam ás atuais nomeações dentro de Brazlândia. Com perfil de moderado e sem demonstrar o poder que tem. Bolivar Rocha vem ganhando a simpátia dentro do governo e é considerado até mesmo por parlamentares da base aliada do GDF como um dos homens mais influentes do Distrito Federal. Vale lembrar que Bolivar vem tendo enorme influência nos beneficios que nossa cidade vem recebendo e o blogdogbu.com espera que ele se posicione favorável a reforma do Balneário Veredinhas. Procurado pelo o blogdogbu.com o Secretário Particular do governador não nos retornou ás ligações.

Eronildes vem para a disputa

     O servidor do poder judiciário, Eronildes Silva, deverá aumentar sua carga de aparições dentro da cidade de Brazlândia apartir do segundo semestre. Vale lembrar que Eronildes é um jovem desportista e tem a simpatia de uma parcela significativa da comunidade e seria para nossa cidade um ganho muito importante o seu retorno ao cenário politico do DF. O blogdogbu.com estará acompanhando por onde anda Eronildes e estará informando em tempo real. 

Iolando sem interesse

   O ex-candidato a distrital por Brazlândia, Iolando Almeida, anda meio desanimado com mais uma possivel candidatura ás eleições de 2014. Segundo ás más linguas o representante dos deficientes está vendo cada vez mais distante o seu sonho de virar deputado e por isso estaria pensando seriamente em pendurar ás chuteiras.

O DISCURSO MUDOU

   Pegou muito mal o discurso do deputado distrital Chico Vigilante (PT) defendendo a manutenção da proteção para Durval Barbosa, paga pelo contribuinte. Ele continua sob escolta da Polícia Civil do DF.

fonte: claudiohumberto

OBAMA NO BRASIL

    Cinco ministros se recusaram a revista
 e foram embora em sinal de protesto

    Cinco ministros brasileiros se retiraram em sinal de protesto, no centro de convenções Brasil 21, em Brasília, quando chegavam para participar do encontro do presidente americano Barack Obama com empresários americanos e brasileiros, promovido pela Confederação Nacional da Indústria. Os agentes de segurança, presentes ao evento, condicionaram o acesso dos ministros à revista. Eles se recusaram e foram embora, em sinal de protesto. O incidente ocorreu com os ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Paulo Bernardo (Planejamento), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Guido Mantega (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

fonte: blogdoclaudiohumberto

LARANJAS E MAIS LARANJAS

    Um dos bons vídeos já mostrados para um seleto grupo de pessoas (inclusive jornalistas e políticos), é aquele que foi filmado numa casa no Park Way, precisamente no escritório de certo político. No vídeo, o referido político entrega dinheiro vivo nas mãos de uma pessoa a quem ele tinha ‘consideração’.

Em seu próprio escritório, sorridente e vestindo uma camisa branca, o político entrega um pacote de dinheiro ao interlocutor e depois pega outro, e desta vez faz uma rápida contagem. É a primeira (e talvez única!) imagem deste político pego com a ‘mão no dinheiro’ pagando pelo silêncio de quem muito sabe. Também, quem manda ter ’laranjais’ em suas propriedades?

E por quê o vídeo ainda não foi divulgado? Talvez por receio de sofrer retaliações. Mas o MP já sinalizou que deseja ajudar o detentor do referido vídeo. Conversas prosseguem.

fonte:donnysilva

CHICO VIGILANTE QUER APURAÇÃO

  Sobre as denúncias que a deputada Celina Leão (PMN) teria participação em esquema fraudulento da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) e que parentes de Celina se beneficiaram com cargos dados por Jaqueline na Câmara Legislativa, veiculada na edição deste domingo (20/3) pelo Jornal Correio Braziliense, o deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT-PRB, vem a público pedir urgência na apuração dos fatos.

“As denúncias são gravíssimas e desmoralizam ainda mais a imagem da Câmara Legislativa. Defendemos que a Casa instaure uma investigação e apure, com a urgência necessária, a veracidade dos fatos. Caso sejam comprovados, que possamos aplicar as medidas cabíveis e punir os culpados. O que não podemos é compactuar com esse tipo de prática, nem permitir que esta legislatura comece sobre a égide da imoralidade”, afirma Chico Vigilante (PT).

fonte: donnysilva

Zé Luiz acabará com o voluntáriado

    O administrador José Luiz Ramos anda meio irritado com algumas situações que estão ocorrendo em sua administração. Nos últimos dias o chefe da cidade recebeu reclamações de que existe pessoas tendo acesso a patrimônio do governo sem mesmo terem sido nomeados. Não é novidade para ningúem que tem gente trabalhando de voluntário dentro da administração e madando mais do que os verdadeiros chefes do setor. Um chamado fogo amigo anda filmando os carros da administração transportando pessoas que não foram nomeadas e por incrivel que pareça dando ordens aos funcionários do governo. O blogdogbu.com descobriu que o administrador chamará uma reunião e determinará o fim do voluntáriado dentro da administração. Segundo o administrador o serviço público deve ser prestado por pessoas credênciadas e autorizadas para tal. " Ele é procurador e sabe que o que está ocorrendo dentro da gestão dele é irregular" - disse um ex-aliado de Zé Luiz que hoje demonstra insatisfação com a politica do voluntáriado na administração.

Voluntário na Administração: São aquelas pessoas que ajudaram no processo eleitoral e que agora para garantir o seu espaço na gestão de Zé Luiz estão trabalhando de forma voluntária na esperança de serem nomeadas na máquina pública.

MAIS NOMEAÇÕES

      O Diário Oficial do DF deverá trazer em poucos dias mais algumas nomeações para a administração de Brazlândia. O que muita gente acha inadmissivel é o comportamento de algumas figuras da cidade resolvendo dar "piti" ao ver nas páginas do Diário nomes que eles consideram incapazes de fazer parte desse governo. Vale lembrar a essas figuras que eles precisam a começar a se acostumar com uma palavra chamada COMPOSIÇÃO. O atual governo assim como os demais sempre fizeram composição para chegar ao poder e em virtude disso não é de se estranhar uma administração mesclada com nomes ligados aos partidos vencedores dentro do processo. Vale lembrar que apartir da semana que vem surgirão mais alguns nomes no Diário Oficial e sem esquecer que esses nomes já fizeram parte dos governos anteriores. Isso é politica. Isso é DEMOCRACIA!

DENUNCIAS CHEGAM A CELINA LEÃO

Do Correio Braziliense: As raízes do infortúnio político que se abateu sobre Jaqueline Roriz (PMN) enrolam também uma outra deputada. Ex-chefe de gabinete da parlamentar, Celina Leão (PMN) foi eleita distrital, pela primeira vez, na esteira da carreira política da amiga, mas agora poderá ter o mandato desgastado com as denúncias de se beneficiar de esquemas que hoje ameaçam a trajetória de Jaqueline. O Ministério Público do Distrito Federal investiga acusações de que Jaqueline, seu marido, Manoel Neto, Celina, além de parentes deles, montaram uma organização que desviava dinheiro público e fraudava contratações de obras vinculadas à Administração Regional de Samambaia.

Celina Leão, atual presidente da Comissão de Ética da Câmara Legislativa, coordenou a campanha de Jaqueline Roriz para distrital. Depois da deputada e de Manoel Neto, era a pessoa mais envolvida no processo. Com a vitória do grupo na eleição de 2006, Celina conquistou o segundo maior cargo na hierarquia de um mandato parlamentar. Tornou-se a chefe de gabinete de Jaqueline, posto que ocupou entre 2 de janeiro de 2007 até 14 de abril de 2009.

Ex-funcionários do gabinete da própria distrital denunciam que a parlamentar, auxiliada por Celina, montou um esquema fraudulento na Administração de Samambaia. No período, essa regional era comandada por pessoas indicadas por Jaqueline. Esse foi o acordo feito com o então chefe do Executivo, José Roberto Arruda, para que a distrital não agisse como oposição a seu governo.

Notas de empenho do GDF comprovam que, entre 2008 e 2009, a empresa do cunhado de Celina — a Entec Engenharia e Consultoria LTDA. — foi contratada para realizar obras em Samambaia. Em nome de Marconi Edson Faleiro Ferreira, irmão de Fabrício Faleiro, que é casado com Celina, a firma prestava serviço na construção de praças, paradas de ônibus, recuperação de calçadas, além de limpeza de bocas de lobo. Nos dois anos, a empresa faturou R$ 666,5 mil. O problema é que os contratos feitos entre a firma do cunhado de Celina e a administração foram considerados fraudulentos pelo Tribunal de Contas do DF, que acatou os argumentos da representação feita pelo Ministério Público de Contas.

A investigação do MP condiz com os relatos de ex-funcionários do gabinete de Jaqueline. Parte do esquema, segundo contam, consistia em direcionar a contratação das obras para as empresas de interesse do grupo. Entre elas, estaria a Entec. A metodologia para evitar concorrências e facilitar as fraudes era a de requisitar serviços de até R$ 150 mil, modalidade que pode ser contratada por meio de carta-convite, processo menos rigoroso que as licitações tradicionais.

Praças

O Correio teve acesso a cinco notas de empenho — quando há o compromisso do governo em efetuar pagamento — demonstrando o vínculo da Entec com a Administração de Samambaia. Em uma delas, o documento de dezembro de 2008, quando Celina ainda era chefe de gabinete de Jaqueline, acusa o valor de R$ 148,9 mil para a construção de praças nas QRs 202, 204, 206, 210 (veja fac-símile). Em outro comprovante oficial, mais uma vez, o empenho é de R$ 148,6 mil, portanto muito próximo ao limite permitido para as licitações por carta-convite, que evitam burocracia, mas facilitam as ilicitudes.

No processo do TCDF, os auditores chegaram a várias evidências demonstrando que 44 empresas, entre elas a Entec, combinavam o resultado das propostas. “Em todas as licitações foram detectadas ocorrências que, com elevado grau de certeza, apontam para indícios de que houve comunicação entre as licitantes no intuito de favorecer determinado resultado”, diz o documento. Entre as constatações estão semelhanças tanto visuais quanto de conteúdo das propostas apresentadas por diferentes empresas. Há casos de frases, expressões e até erros de ortografia idênticos em documentos apresentados por concorrentes.

O relatório do TCDF é de junho de 2009. Mas, de acordo com denúncias que foram apresentadas recentemente ao Ministério Público, a fraude em licitações era uma das formas de desvio de dinheiro público. Como se viu em vídeo, Jaqueline Roriz e Manoel Neto foram flagrados recebendo R$ 50 mil das mãos de Durval Barbosa. Ele afirmou em depoimento que a procedência do dinheiro é a propina paga pelos empresários que prestavam serviço para o governo.

Relato

Segundo o relato de testemunhas, após as eleições, o grupo de Jaqueline continuou a buscar meios de levantar recursos. Como Samambaia era um reduto entregue à distrital, era naquela regional que eles operavam. Uma análise nos contratos mostra que mais de 80% dos serviços dessa administração eram feitos por meio das cartas-convite, modalidade que nesse caso específico foi reprovada pelo TCDF. Há a suspeita de que contratos para prestar serviço em Samambaia eram intermediados pela própria Jaqueline e Celina, com a ajuda do marido da então chefe de gabinete, Fabrício Faleiros. No fim de 2009, o casal constituiu sociedade na empresa Ágile Engenharia e Locação LTDA.

A deputada Celina Leão nega as acusações.

JAQUELINE SE COMPLICA

Do Correio Braziliense: O marido da deputada Jaqueline Roriz, Manoel Neto, se valeu da influência das prerrogativas de sua mulher para empregar parentes na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) entre 2007 e 2010. Ele não foi o único, porém, a usar do expediente para beneficiar familiares. Celina Leão (PMN) aproveitou a condição de chefe de gabinete de Jaqueline para dar empregos à mãe, aos irmãos e à cunhada na estrutura da Casa. O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) recebeu um documento de 200 páginas com denúncias sobre a existência de servidores fantasmas vinculados ao gabinete da parlamentar. Além disso, há acusações de que alguns funcionários eram obrigados a devolver parte dos salários, que teriam beneficiado Manoel Neto e Celina.

Um ex-servidor do gabinete de Jaqueline Roriz contou ao Correio como funcionaria o esquema. “Eu e outros funcionários éramos obrigados a devolver parte dos salários, o que ocorria em parcelas para que não ficassem rastros dos saques nas contas. Essas devoluções ocorriam na garagem da Câmara Legislativa”, diz. Outro ex-funcionário do gabinete acusou Celina de ser conivente com a nomeação de servidores fantasmas. “Ela tinha total conhecimento desses casos. Prova disso é que, como pessoa responsável pela administração do gabinete, Celina abonava a folha de ponto dos servidores.” Esses ex-funcionários aceitaram dar declarações ao Correio, mas preferiram não se identificar por enquanto para evitar retaliações. Eles afirmaram estar dispostos a contar tudo o que sabem ao Ministério Público e às autoridades competentes.

Celina foi nomeada no segundo dia de mandato da amiga com o cargo de natureza especial (CNE) 1, no valor de R$ 11,9 mil. Permaneceu na função por dois anos e três meses. Em seguida, assumiu a vaga Vera Lúcia de Sousa Ferreira. Segundo os ex-funcionários do gabinete de Jaqueline, Vera repassaria mensalmente o salário para Celina e ficaria apenas com R$ 700, valor referente ao auxílio-alimentação. A servidora teria trabalhado na campanha de Jaqueline e era mãe de outra contratada — Gisele Ferreira de Oliveira. Segundo as denúncias, Vera não aparecia para trabalhar e serviria apenas como uma espécie de “laranja”.

Dois irmãos de Celina também foram empregados na cota de indicações de Jaqueline Roriz. Antônio Abrão Hizim foi nomeado em 17 de janeiro de 2007 com o salário de R$ 9,1 mil e deixou o cargo dois meses depois para ganhar R$ 8 mil como secretário parlamentar do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) — que foi condenado no fim do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão, além de multa, pelo crime de peculato e formação de quadrilha. Para substituir Hizim, foi contratada Terezinha Zaratini Alevato, que, segundo as denúncias, também repassaria o salário ao antigo titular da vaga.

Redistribuição

José Vicente Leão Machado de Araújo foi outro irmão de Celina a passar pela Câmara. Ele assumiu em 1º de março de 2007 cargo com vencimento de R$ 9,1 mil, mas foi exonerado 11 dias depois. Para o posto, foi chamada a própria mulher, Vivian Rodrigues. José Vicente foi realocado e ganhou uma vaga na Administração do SIA.

Vivian permaneceu no cargo até o fim do mandato de Jaqueline, assim como fez a mãe de Celina, Maria Célia Leão Neto. A matriarca entrou na Casa em 3 de janeiro de 2007 e recebia salário de R$ 8,2 mil. Maria Célia também trabalhou na campanha de Jaqueline.
Mandato lucrativo

Durante os quatro anos como integrante do Poder Legislativo local, Jaqueline Roriz empregou uma filha, três enteadas e dois genros de Manoel Neto, entre 2006 e 2010. Ao longo de seu mandato, os salários de parentes de sangue ou por afinidade vinculados ao casal somaram R$ 1,56 milhão.