ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

terça-feira, 28 de junho de 2011

BRIGA PELA VAGA DE CONSELHEIRO DO TCDF

     Na última semana de trabalho dos deputados distritais na Câmara Legislativa do DF, antes do recesso dos trabalhos na Casa, as discussões deveriam ser em relação a aprovação dos projetos encalhados há um semestre. Mas vão mais além.

A vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) ainda é motivo de especulação e muitas, muitas articulações dos deputados que estão de olho na cadeira. Na semana passada, o Jornal Alô Brasília publicou nomes que poderiam chegar a ocupar um gabinete do TCDF – embora todos os nomes citados negassem a intenção.

A vaga da disputa do momento ainda pertence ao conselheiro Domingos Lamoglia, afastado após ter tido seu nome envolvido nas denúncias da Caixa de Pandora. O Tribunal de Contas aguarda decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Ministério Público Federal (MPF) para dar prosseguimento ao processo e saber se Lamoglia deixa, ou não, a cadeira livre. Mas alguns distritais, já apostando que a vacância existirá, trabalham arduamente nos bastidores para ocupar a vaga de salário nem tão superior ao de um deputado, mas de permanência garantida até o fim da vida – já que o cargo é vitalício e independe do resultado das urnas.

Apontado pelo Jornal Alô Brasília como um dos mais cotados para a cadeira, o deputado Dr. Michel (PSL), ao contrário do que declarou na semana passada, tem sim se articulado como pode para virar conselheiro. Já procurou a maioria dos colegas da Casa para garantir a sustentação do seu nome. Segundo ele, não há motivos para ter interesse no cargo. Como delegado aposentado, Michel afirmou que não tem menos privilégios que um Conselheiro. “Já tenho o status de delegado, um cargo que também é vitalício e não quero ir para o Tribunal”, declarou.

Há quem aposte que o deputado estaria negando a candidatura para manter a concorrência calma. Afirmar o interesse pelo cargo e declarar campanha poderia, segundo os parlamentares, motivar uma força-tarefa do Executivo em prol de um outro nome. “É muito melhor deixar acreditarem que ele não quer a vaga, para depois entrar na jogada já com tudo articulado”, avaliou um distrital.

Dr. Michel já teria, de acordo com alguns distritais, o apoio de oito deputados. Entre eles, Cláudio Abrantes (PPS), Cristiano Araújo (PTB), Liliane Roriz (PRTB), Celina Leão (PMN), Washington Mesquita (PSDB), Wellington Luiz (PSC) e Eliana Pedrosa (DEM). “Com certeza ele tem condições, já passou por diversas ações públicas e teria todos os ingredientes necessários para ser um Conselheiro”, afirmou a democrata Eliana Pedrosa.

fonte: blogdodonnysilva

Nenhum comentário: