ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BANCO DE ALIMENTOS: PROJETO DE JOE VALLE VIRA LEI

    Cerca de 200 toneladas de alimentos que diariamente vão para o lixo, a partir do mês de setembro irão reforçar a mesa de idosos e crianças carentes do Distrito Federal. Esta ação faz parte do Banco de Alimentos, um projeto de lei do deputado Joe Valle (PSB) aprovado pela Câmara Legislativa e sancionado no último dia 28 pelo Governador Agnelo Queiroz.

O programa Bolsa de Alimentos – que deverá ser executado pela Secretaria de Agricultura e a CEASA/DF – consiste na utilização de alimentos considerados fora dos padrões para comercialização e que, depois de reciclados, serão distribuídos para a população carente. “Queremos minimizar o problema da fome e desnutrição no Distrito Federal”, explica Joe Valle. Os alimentos serão doados por supermercados, empresas, cozinhas industriais, restaurantes, feiras e sacolões, e distribuídos diretamente ao público-alvo ou através de entidades previamente cadastradas no programa.

Ainda segundo o parlamentar socialista, o projeto tem conseqüências de âmbito sociais, pois o GDF deverá promover campanhas de esclarecimento para incentivar não só as doações, mas ainda a redução do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos. “Iremos combater a fome e, ao mesmo tempo, implantar no DF um novo parâmetro para consumo e desperdício de alimentos”, garante o Joe Valle. O deputado explica que a experiência já foi consolidada em outros estados como eficiente arma de combate a fome. Alem disso, afirma Joe, o programa ultrapassa o foco meramente assistencial, ao se propor a desenvolver atividades voltadas para promover a segurança alimentar e nutricional.

O projeto de Joe Valle se caracteriza como uma das propostas concretas com a qual o governador Agnelo Queiroz, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pretende combater o desperdício de alimentos no DF de forma associada ao combate a fome.

fonte:donnysilva

Nenhum comentário: