ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governador disputa xadrez com Kasparov

Durante 1h44min, Agnelo Queiroz duelou contra o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov


    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e outros 12 jogadores participaram, na manhã desta segunda-feira, de uma disputa simultânea com ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, na sede do Sebrae, na L2 Sul. O objetivo do evento é popularizar o esporte e seus benefícios para a educação. Três alunos de escolas públicas do DF também participaram da disputa.

“A presença deste grande campeão em Brasília estimula muito a prática do xadrez, sobretudo os jovens estudantes. O esporte estimula o raciocínio lógico, a tática e a estratégia, o que é fundamental para a formação de cidadãos”, afirmou o governador. O ensino do xadrez já é prática comum em diversas escolas do DF. O esporte é utilizado nas aulas de matemática e raciocínio lógico nas diversas etapas da grade escolar.

Kasparov também ressaltou os benefícios do esporte para as pessoas. "Para ser um bom jogador, é necessário se dedicar. A paixão pelo xadrez, a vontade de jogar e o interesse são muito positivos para o desenvolvimento dos indivíduos", afirmou.

“Quando fui ministro dos Esportes incrementei a prática do xadrez nas escolas do Brasil e também incluí o esporte tanto nos Jogos Universitários quanto nos Jogos Estudantis, o que hoje é uma realidade. Além disso, na minha gestão, criamos um programa social que produz e distribui peças de xadrez para todo o país”, afirmou o governador.

Agnelo Queiroz também disse que o DF está aberto a realizar parcerias com a Kasparov Chess Foundation (Fundação de Kasparov), que incentiva a prática do xadrez pelo mundo e seus benefícios para a educação de jovens e adolescentes. A instituição pretende se instalar na América do Sul, mas ainda não escolheu em qual país.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, aprovou a iniciativa de realizar o jogo simultâneo contra o enxadrista Garry Kasparov especialmente porque as partidas eram realizadas em tablet produzido no Brasil pela empresa Semp Toshiba.

“Este é um esporte que só traz benefício para a educação. Particularmente, é gratificante realizar uma atividade como essa, que une xadrez, tecnologia e educação, lançando um tablet nacional”, declarou Aloizio Mercadante, que ressaltou o crescimento do consumo e da produção de itens tecnológicos, como os tablets.

Produção de tablets no DF

O Governo do Distrito Federal tem políticas para estimular a produção de tecnologia no DF. Uma delas é a construção do Parque Tecnológico Cidade Digital (PTCD), para que as empresas voltadas para essa área possam se instalar na cidade.

O ministro Aloizio Mercadante afirmou que já existem cinco tablets sendo produzidos no Brasil. Segundo ele, “a expectativa é que o Distrito Federal consiga, tão logo, atrair investimentos nessa ordem”.

“Eu acho que o Distrito Federal pode ser um grande pólo da indústria da computação, da ciência da computação, que é uma indústria limpa, adequada para o perfil que a região tem. Precisa de muita energia, mão de obra qualificada, mas temos boas universidades, especialmente a UnB, que poderá dar suporte a esses investimentos”, concluiu o ministro.

Kasparov

Garry Kasparov nasceu no Azerbaijão e tem dupla nacionalidade: americana e russa. Foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial de xadrez, em 1985, quando tinha 22 anos. Manteve o título mundial oficial da Federação Internacional de Xadrez por 15 anos. Se aposentou do xadrez profissional em 2005 para dedicar seu tempo à política e à escrita.

Participaram ainda do evento, os secretários de Estado do DF de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, e Particular do Governador, Bolivar Rocha; a secretária adjunta de Comunicação do DF, Mariana Ramos; o senador Aníbal Diniz, o deputado federal, Gustavo Araújo; o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio de Oliveira; o diretor nacional de Administração e Finanças do Sebrae, José Cláudio dos Santos; o presidente da Semp Toshiba, Afonso Antônio Hennel; o heptacampeão brasileiro de xadrez, Giovanni Vescovi e sua filha, a campeã brasileira e sul-americana de xadrez, Katherine Vescovi, entre outros.

fonte: Agência Brasilia

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tem o que fazer mesmo esse Desgoverno.Arruda Já