ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

DISTRITAL CHICO VIGILANTE VISITANDO FEIRAS

      Apesar do recesso parlamentar, o deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, nem pensa em descansar. Vigilante passou o dia de hoje em compromissos na Ceilândia, cidade onde vive. Visitou a feira do Setor O, a convite da presidente da Associação dos Feirantes do local, dona Consuelo. Popularmente conhecida como “feira do periquito”, o local tem 24 anos, mas conta com uma infraestrutura bastante precária. São 456 bancas, sendo 70 fechadas. Funciona de domingo a quarta-feira. Ao todo, são 300 feirantes trabalhando no local.

Foram muitas as demandas apresentadas ao deputado, entre elas pagamento das taxas, consideradas muito altas par a arrecadação deles, cerca de R$700 por mês. Como muitos feirantes não abrem a banca, os que permanecem são prejudicados. Dona Consuelo disse ao deputado que sonha em ver a feira bem frequentada e cheia de fregueses.
Segundo ela, o apelido de “feira do periquito” dá ao local uma conotação pejorativa. O fato de ficar ao lado da chamada “feira do rolo” torna o local mal visto e afugenta os fregueses. “A feira está abandonada pela comunidade e pela Administração de Ceilândia, que só aparece para cobrar impostos”, desabafou dona Consuelo.
Os feirantes reclamam também que a Agefis realiza fiscalização constante na “feira do rolo”, causa tumulto e os feirantes do lado acabam punidos pela ilegalidade que mora ao lado. “Não conseguimos trabalhar, porque os fiscais chegam às 8 h e só vão embora à tarde. É prejuízo certo”, reclama a feirante. Os feirantes querem ainda mais segurança, com presença de policiais no local e um alambrado em volta da cerca para delimitar a área.

Chico Vigilante ouviu a todas as reclamações e ao final, sugeriu aos feirantes que façam uma reunião, estabeleçam as prioridades e façam uma pauta com os problemas elencados para todos falarem a mesma coisa. Vigilante vai agendar uma reunião com o administrador de Ceilândia e um representante da Coordenadoria das Cidades para buscar soluções aos problemas dos feirantes.

No início a tarde, Chico resolveu de última hora visitar a feira central da Ceilândia para uma conversa informal com os feirantes. Foi recebido com muito calor humano pelo presidente, senhor França, e demais feirantes. Acompanhado de França, Chico caminhou pela feira para cumprimentar a todos os feirantes. O deputado falou sobre o Estatuto que regulamenta as feiras públicas do DF, que está em fase de construção. A ideia de se fazer a legislação surgiu na Comissão Geral proposta pelo deputado e ganhou forma no seminário realizado no mês e maio.

“Já houve varias melhorias na feira, mas muitas outras ainda virão. O nosso seminário foi um sucesso e o projeto de criação da legislação que regulamenta a feiras feita por vocês, por meio das sugestões apresentadas por vocês está em andamento e logo estará pronta”, falou o deputado. O Estatuto será encaminhado à Câmara Legislativa como projeto de lei do Executivo. O objetivo do deputado, autor da ideia, é ter a lei sancionada pelo governador ainda neste ano.

Fonte: assessoria de imprensa do deputado Chico Vigilante

Nenhum comentário: