ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Hran ganha novas alas

Instalações darão mais qualidade a serviços e desafogarão lista de espera por cirurgias

      O governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, esteve no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na manhã desta quinta-feira para a inauguração do Bloco Cirúrgico Auxiliar, do Pronto Socorro Obstétrico (PSO) e do Núcleo de Nutrição e Dietética.

Tadeu Filippelli afirmou que a entrega das obras no hospital representa um “novo momento que o GDF quer construir. São inquestionáveis as mudanças na saúde. É claro que há problemas pontuais, mas falar de desabastecimentos ou da forma que a saúde estava caminhando para a degradação, foi colocado um ponto final. Esse é o momento do resgate”, garantiu.

Segundo o diretor do Hran, Paulo Henrique Ramos Feitosa, o Centro Cirúrgico Auxiliar poderá realizar 50 cirurgias de pequeno e médio portes por dia e ainda auxiliar nos mutirões da Secretaria de Saúde. O hospital conta com quatro salas para pequenas e médias cirurgias. No novo bloco cirúrgico serão realizadas cirurgias de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

PARTOS – Já o Pronto Socorro Obstétrico ganhou três novos consultórios, com salas de atendimento e de exames individuais, posto de enfermagem e enfermaria de observação. As obras fazem parte do programa de parto humanizado desenvolvido pelo Hran. Em 2010 foram realizados 2.290 partos, sendo 1.304 normais, 986 cesáreas e 358 curetagens. De janeiro a julho deste ano já foram realizados 1.362 procedimentos obstétricos.

O núcleo de Nutrição e Dietética, que presta assistência nutricional aos pacientes internados ou em tratamento ambulatorial, também recebeu novas instalações e ficará mais próximo ao refeitório. Assim, os profissionais poderão supervisionar com maior qualidade as refeições produzidas no hospital.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, essas obras fazem parte da nova gestão da Saúde Pública e da gestão eficiente dos hospitais, que desafogarão os centros cirúrgicos de grande porte. Ao assumir a secretaria, lembrou ele, havia uma demanda de aproximadamente 12 mil cirurgias em lista de espera, que se estendia por até cinco anos. “Com certeza esse bloco ajudará a desafogar e poderá ajudar muito na diminuição da fila de espera”, completou Barbosa.

Resgate – Durante o evento, o governador em exercício destacou as dificuldades causadas à saúde pela crise política deflagrada no final de 2009 e que se estendeu por todo o ano passado. “Existe um longo trabalho a ser feito. Estamos fazendo e trabalhando duramente nesse sentido e, graças a Deus, sete meses depois da posse, e eu sei que em alguns prazos tivemos dificuldades de cumprimento, mas o importante é que cada item seja resgatado”, declarou Tadeu Filippelli.

O secretário de Saúde Rafael Barbosa também anunciou a inauguração de três unidades (em Samambaia e Areal) no padrão do projeto Clínica da Família, que dará atenção especial à saúde primária. A clínica faz parte da estratégia de mudança do atendimento assistencial dentro da atenção primária à saúde, do Programa Saúde da Família (PSF), e abrigará os profissionais do programa. Apenas nesta semana foram convocados 199 profissionais para o PSF.

Segundo o secretário, foram licitadas 13 unidades que já estão em construção. Até o final do governo serão entregues 64 unidades das Clínicas da Família. “Esta é a grande revolução que será feita na saúde pública do Distrito Federal, que será sair de 16% de cobertura de saúde básica para 50% até o fim do ano que vem. Esse é o grande esforço que estamos fazendo nesse momento”, afirmou Rafael Barbosa.

Também participaram da cerimônia no HRAN o secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara; o subsecretário de Atenção à Saúde, Ivan Castelli, e o diretor-executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs), Luciano Carvalho.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - GDF

Nenhum comentário: