ENQUETE: QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ LUIZ ATÉ O MOMENTO EM BRAZLÂNDIA?

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SAÚDE: Governador reinaugura centro de saúde em Planaltina

Posto de saúde atenderá mais de 45 mil moradores da cidade e foi reformado após 30 anos de sua construção

Brasília, 8 de julho de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve em Planaltina na manhã desta sexta-feira para a reinauguração do Centro de Saúde nº 1. Trata-se da primeira reforma da unidade, construída há 30 anos. A recuperação do espaço, que ficou interditado por seis meses durante as obras, foi um compromisso de campanha do governador.
Com as melhorias, o Centro de Saúde nº 1 passa a ter capacidade para atender 45 mil habitantes da região. Além das clínicas básicas, o centro oferece tratamento para hanseníase, pneumologia pediátrica e DST/AIDS; atendimento em nutrição e odontologia; grupo de diabéticos e hipertensos e Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Paisi). Agnelo Queiroz destacou que o momento é de muito trabalho pela recuperação do sistema de saúde como um todo, com nova infraestrutura e valorização dos servidores.
“É muito mais do que a inauguração de uma obra física. É dar atenção à nossa gente e dar condições ideais de saúde”, afirmou o governador. Agnelo Queiroz destacou que, desde o início da atual gestão, já foram convocados 2.298 concursados da área de saúde e na próxima semana começa a convocação dos aprovados na última seleção, realizada em11 e 12 de junho pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. “Nunca se contratou tanto na rede pública de saúde no DF”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

O governador antecipou que, nos próximos dias, terá início ainda a ampliação do Programa Saúde da Família, além da inauguração do Centro de Saúde nº 3 de Planaltina, da construção de novos centros de saúde e de mais 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que sejam entregues até o fim do ano. “Vamos mudar esse modelo atual de saúde, que é insustentável, com a divisão entre pessoas graves e leves nos pronto-socorros. Com as UPAs, os pronto-socorros poderão se dedicar integralmente aos casos graves” explicou.

Mudanças – Para o secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, “a inauguração é simbólica, marca o segundo semestre como o semestre das mudanças na saúde, depois que a casa foi arrumada.” Segundo ele, quando a atual gestão assumiu, apenas 16% de todo o DF era assistido pelo Programa Saúde da Família. Com os investimentos previstos para a ampliação do PSF, até o fim de 2012 a cobertura passará para 50% em todo o DF.

O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Patrício, elogiou mais uma iniciativa do governo na área da saúde, lembrando que a ação faz parte do projeto do Executivo, o chamado pacote da saúde, que foi aprovado pelos deputados distritais por unanimidade no começo do ano. “Foram anos e anos de descaso. Esse governo está tratando o servidor com respeito. Está humanizando o atendimento, que precisa de carinho”, disse Patrício. “Só um médico da rede pública, como o governador Agnelo Queiroz, para tratar a saúde com carinho”, completou.

Estiveram presentes na cerimônia, além do governador Agnelo Queiroz, do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, a primeira-dama, Ilza Queiroz; a secretária da Mulher, Olgamir Amância; o secretário Particular do Governador, Bolivar Rocha; o chefe da Casa Militar, coronel Rogério Leão; o deputado distrital Doutor Michel; o administrador Regional de Planaltina, professor Nilva Pereira, e o presidente regional do PPS, Amauri Pessoa, que representou o deputado distrital Cláudio Abrantes.
 
Secretaria de Estado de Comunicação Social

Nenhum comentário: