O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, reuniu-se no final da manhã desta quarta-feira com os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado Federal, José Sarney, além dos deputados federais Roberto Policarpo, presidente do PT-DF, e Nelson Marquezelli (PTB-SP). Maia e Sarney apresentaram ao governador pedido de construção de estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios. Agnelo Queiroz informou que a ação já fazia parte dos planos do governo e os estudos de viabilidade estão avançados.
“Essa é a grande saída para termos estacionamento adequado, sem prejudicar o tombamento do Plano Piloto”, destacou o governador. “É uma ação paralela, concomitante com a melhoria do serviço de transporte público do Distrito Federal”, acrescentou.
De acordo com Agnelo Queiroz, o Governo do Distrito Federal estabelecerá uma Parceria Público-Privada (PPP) para construir não apenas esse estacionamento, mas instituir serviços no subsolo, sem onerar o Estado. “Não precisaremos mobilizar recursos públicos com isso. Quem vai bancar é quem vai explorar o estacionamento, o que é uma grande vantagem”, explicou o governador, lembrando que o preço do estacionamento será controlado pelo Poder Público.
O governador antecipou ainda que uma das ideias é que o estacionamento fique sob o gramado em frente ao Congresso Nacional e seja ligado a todos os ministérios e ao Congresso Nacional, com circulação subterrânea. Também haverá acesso à Rodoviária do Plano Piloto – estudos do GDF com o Ministério das Cidades indicarão se essa ligação se dará por superfície, via Eixo Monumental, ou também por vias subterrâneas. Participaram também da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jacques Pena, e de Planejamento, Edson Nascimento.
Informações da Agência Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário