Na última semana de trabalho dos deputados distritais na Câmara Legislativa do DF, antes do recesso dos trabalhos na Casa, as discussões deveriam ser em relação a aprovação dos projetos encalhados há um semestre. Mas vão mais além.
A vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) ainda é motivo de especulação e muitas, muitas articulações dos deputados que estão de olho na cadeira. Na semana passada, o Jornal Alô Brasília publicou nomes que poderiam chegar a ocupar um gabinete do TCDF – embora todos os nomes citados negassem a intenção.
A vaga da disputa do momento ainda pertence ao conselheiro Domingos Lamoglia, afastado após ter tido seu nome envolvido nas denúncias da Caixa de Pandora. O Tribunal de Contas aguarda decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Ministério Público Federal (MPF) para dar prosseguimento ao processo e saber se Lamoglia deixa, ou não, a cadeira livre. Mas alguns distritais, já apostando que a vacância existirá, trabalham arduamente nos bastidores para ocupar a vaga de salário nem tão superior ao de um deputado, mas de permanência garantida até o fim da vida – já que o cargo é vitalício e independe do resultado das urnas.
Apontado pelo Jornal Alô Brasília como um dos mais cotados para a cadeira, o deputado Dr. Michel (PSL), ao contrário do que declarou na semana passada, tem sim se articulado como pode para virar conselheiro. Já procurou a maioria dos colegas da Casa para garantir a sustentação do seu nome. Segundo ele, não há motivos para ter interesse no cargo. Como delegado aposentado, Michel afirmou que não tem menos privilégios que um Conselheiro. “Já tenho o status de delegado, um cargo que também é vitalício e não quero ir para o Tribunal”, declarou.
Há quem aposte que o deputado estaria negando a candidatura para manter a concorrência calma. Afirmar o interesse pelo cargo e declarar campanha poderia, segundo os parlamentares, motivar uma força-tarefa do Executivo em prol de um outro nome. “É muito melhor deixar acreditarem que ele não quer a vaga, para depois entrar na jogada já com tudo articulado”, avaliou um distrital.
Dr. Michel já teria, de acordo com alguns distritais, o apoio de oito deputados. Entre eles, Cláudio Abrantes (PPS), Cristiano Araújo (PTB), Liliane Roriz (PRTB), Celina Leão (PMN), Washington Mesquita (PSDB), Wellington Luiz (PSC) e Eliana Pedrosa (DEM). “Com certeza ele tem condições, já passou por diversas ações públicas e teria todos os ingredientes necessários para ser um Conselheiro”, afirmou a democrata Eliana Pedrosa.
fonte: blogdodonnysilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário